Exposição assinala uma década do mapeamento da arte contemporânea em Portugal

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 set 2020 (Lusa) - Uma exposição com obras de cerca de 70 artistas vai assinalar os 10 anos do ProjetoMAP, de mapeamento do universo da arte contemporânea em Portugal, a inaugurar a 23 de setembro, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa.

A mostra, intitulada "ProjectoMAP 2010--2020. Mapa ou Exposição", tem curadoria de Alda Galsterer e Verónica de Mello, e vai estar patente até 10 de janeiro 2021, de acordo com uma nota de imprensa do Museu Berardo.

Além de marcar uma década da iniciativa, pretende ser, também, "uma leitura do panorama artístico português da última década, um mapa de relações, afinidades e cruzamentos entre práticas, discursos que influenciam a leitura da produção artística contemporânea".

Iniciado em 2010, o ProjectoMAP (Mapa de Artistas de Portugal) é um projeto de curadoria, pesquisa e mapeamento do universo da arte contemporânea em Portugal.

Cada artista convidado a pertencer ao projeto sugere dois nomes de artistas centrais no seu universo artístico ou pessoal, e é a partir desta nomeação direta que o mapa se tem desenvolvido exponencialmente.

Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, Alexandre Farto aka Vhils, Ana Hatherly, Ana Jotta, Ana Pérez-Quiroga, Ana Vidigal, Ana Vieira, André Cepeda, Ângela Ferreira, António Bolota, António Sena, Bárbara Assis Pacheco, Bruno Cidra, Carla Cabanas, Carlos Bunga, Carlos Lobo, Cristina Ataíde, Daniel Spoerri, Délio Jasse, Dieter Roth são alguns dos artistas representados na mostra.

Estarão ainda obras de Diogo Bolota, Ernesto de Sousa, Fernanda Fragateiro, Gabriela Albergaria, Graça Pereira Coutinho, Helena Almeida, Inês Norton, Joana Craveiro, Joana Vasconcelos, João Paulo Serafim, João Queiroz, João Tabarra, Jorge Molder, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Leonor Antunes, Lourdes Castro, Luciana Fina, Mafalda Santos, Mané Pacheco, Margarida Correia.

Completam a exposição, obras de Michael Biberstein, Miguel Bonneville, Miguel Palma, Mónica de Miranda, Musa paradisíaca, Nikias Skapinakis, Nuno Sousa Vieira, Paula Rego, paula roush, Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, Paulo Lisboa, Pedro Barateiro, Pedro Calapez, Ramiro Guerreiro, Raquel Melgue, Rita Gaspar Vieira, Rodrigo Oliveira, Rui Chafes, Rui Toscano, Sara & André, Susana Anágua, Tomaz Hipólito e Wasted Rita.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).