Relatório do Fundo Monetário Internacional sobre a 11.ª avaliação ao programa

| Política
Porto Canal

Principais linhas do Relatório do Fundo Monetário Internacional sobre a 11.ª avaliação ao programa.

Redução do pagamento de indemnizações por despedimentos sem justa causa na "mira" de Governo e FMI

O Governo comprometeu-se com os credores internacionais a estudar a redução das indemnizações por despedimento sem justa causa para as aproximar do valor em vigor nos despedimentos com justa causa.

Perspectiva da dívida "continua frágil" e "muito vulnerável" a choques

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que "a perspetiva da dívida [portuguesa] continua frágil", uma vez que permanece "muito vulnerável" a choques orçamentais e a perdas potenciais das empresas públicas fora das administrações públicas.

Governo promete fechar 50% das repartições de finanças até 31 de Maio

O Governo comprometeu-se a encerrar metade das repartições de finanças do país até ao final de maio, devendo a lista das unidades a fechar ter sido concluída até ao final do primeiro trimestre.

Governo quer privatizar TAP "como um todo" e prevê relançar venda este ano

O Governo afirmou ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que continua “ativamente” a procurar compradores para o grupo TAP, “como um todo”, e que prevê relançar a privatização este ano.

Saúde continua a pesar na acumulação de pagamentos em atraso

O FMI afirmou hoje que o objetivo de não acumular novos pagamentos em atraso continua por cumprir, sobretudo devido aos hospitais EPE, e o Governo garante que novos deslizes serão "totalmente compensados".

Folga de 2013 compensa quebra na Segurança Social e transferências para a Saúde

A folga orçamental decorrente do desempenho mais positivo da economia em 2013 vai servir para compensar as receitas mais baixas da Segurança Social e as novas transferências para os hospitais EPE, informou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI).

FMI confirma crescimento de 1,2% e desemprego de 15,7% em 2014

O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou hoje as previsões já avançadas pelo Governo, antecipando que a economia portuguesa cresça 1,2% este ano e que a taxa de desemprego atinja os 15,7%.

Governo e 'troika' continuam a discutir solução para impostos diferidos

O Governo e a 'troika' continuam a avaliar as implicações no défice de alterar o tratamento dos impostos diferidos da banca, segundo o relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) referente à 11ª avaliação do programa de ajustamento divulgado hoje.

Financiamento dos bancos no BCE vai tornar-se “altamente sensível” a alterações no 'rating'

O fim do programa de resgate vai tornar o acesso da banca ao financiamento do BCE “altamente sensível” a futuras decisões de ‘rating’, considerou hoje o FMI, que defende mais esforços no sentido do fortalecimento de capital pelos bancos.

Pensões, tabela salarial única e suplementos fechados este ano

O Governo vai avançar com a tabela dos suplementos salariais na função pública até junho e espera fechar a tabela salarial única dos trabalhadores do Estado na segunda metade deste ano.

FMI quer mais reformas estruturais no pós-programa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu hoje mais reformas estruturais no período pós-programa, estimando que as medidas de consolidação para 2015 ascendam a cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

FMI quer esforços no sector não transacionável para não penalizar mais o trabalho

O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer "esforços renovados" para travar as rendas excessivas nos setores não transacionáveis, como a energia ou os portos, avisando que só isso vai garantir que "o peso do ajustamento não cai excessivamente no trabalho".

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".