Nova fuga de água contaminada na central nuclear de Fukushima

Nova fuga de água contaminada na central nuclear de Fukushima
| Mundo
Porto Canal

A operadora da central nuclear de Fukushima, no Japão, confirmou uma fuga superior a uma tonelada de água radioativa dentro das instalações sem alcançar o exterior, foi anunciado.

O acidente aconteceu enquanto os trabalhadores da central limpavam um tanque de descontaminação de equipamento contaminado com sustâncias radioativas, segundo explicou a operadora da central à cadeia televisiva NHK.

O depósito está situado numa das linhas de processamento do líquido, e perdeu mais de mil litros de água contaminada, que, no entanto, permaneceu dentro das instalações através de uma barreira flutuante de contenção, acrescentou a operadora.

Há uma seman, a operadora anunciou que o nível da radioatividade de uma fuga de água contaminada, ocorrida nas instalações da mesma em 2013, foi 3,5 vezes superior ao inicialmente estimado.

Depois de reanalisar as amostras do líquido, a "Tokyo Electric Power" (TEPCO) confirmou que este continha 280 milhões de becqueréis de substâncias emissoras de raios beta, como o estrôncio, em vez dos 80 milhões estimados no verão passado.

A empresa elétrica teve de voltar a analisar água e outras centenas de amostras, depois de ter descoberto, em outubro, que muitos dos seus equipamentos de medição sofreram problemas técnicos que impediam um cálculo preciso.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.