Noitada de S. João com transportes públicos reforçados no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 19 jun (Lusa) -- A Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciaram hoje uma operação conjunta para os festejos de S. João, assegurando de domingo para segunda-feira um aumento de frequências e o reforço da capacidade.

Em declarações à Lusa, o porta-voz da Metro do Porto afirmou que, no conjunto, as empresas estimam transportar 200 mil pessoas durante a operação.

Esta é a primeira vez que as duas empresas "apresentam uma oferta especial, realmente integrada e articulada", salientou, em declarações à Lusa, o porta-voz da Metro do Porto.

A circulação do metro começará a ser reforçada a partir das 20:00 de domingo em todas as linhas, exceto na Violeta, numa operação que se prolongará até às 06:00 de segunda-feira.

A STCP preparou para o S. João um prolongamento de serviços e reforços durante a noite, em diversas linhas, complementando o serviço da Metro do Porto.

Segundo o responsável, sempre houve entre as duas empresas a preocupação de articular os serviços no S. João, contudo, este ano o trabalho foi mais "profundo" para que os dois serviços "serem complementares", procurando-se que a STCP não circule nas zonas onde há metro e reforçando-se a circulação do metropolitano nas áreas onde não há autocarros.

A Linha Amarela da Metro do Porto, que liga Porto e Gaia, cidades polos de celebração do S. João, terá até às 03:00 frequências de seis minutos, em veículos duplos, sendo que a partir dessa hora e até ao nascer do dia passará para os 10 minutos.

No tronco comum Senhora da Hora-Estádio do Dragão, o metro vai passar a cada três minutos, em ambos os sentidos, até às 03:00.

Na Linha Azul, os veículos saem da estação Estádio do Dragão com direção à estação Senhor de Matosinhos com frequências de 10 minutos até às 03:00 e, daí em diante, com frequências de 15 minutos, enquanto na Linha Vermelha funcionarão frequências de 20 minutos e depois das 03:00 de 30 minutos.

Já a Linha Verde terá frequências de 10 minutos até às 02:00 e de 30 minutos até 06:00, sendo que na Linha Laranja as frequências serão de 10 minutos até às 01:00, de 15 minutos até às 02:00 e de 20 minutos até às 03:00.

Na STCP, no total, estarão em funcionamento 35 linhas durante o período noturno e 21 durante a madrugada, cobrindo os principais eixos da rede, no Porto e concelhos limítrofes, com frequências que variam entre os 12 e os 60 minutos.

A empresa vai prolongar ou reforçar o serviço durante a madrugada nas linhas 200, 205, 305, 400, 600, 602, 700, 701, 702, 800 e 801, estando programada a utilização de todos os autocarros de grande capacidade (articulados e de dois pisos) nas linhas de maior procura.

Também o Funicular dos Guindais está durante toda a noite em funcionamento, permitindo a ligação entre a Batalha e as Fontainhas e a zona da Ribeira do Porto.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.