Covid-19: Sindicato quer discutir contratação de enfermeiros para Reguengos de Monsaraz

| País
Porto Canal com Lusa

Reguengos de Monsaraz, Évora, 17 jul 2020 (Lusa) - O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) pediu hoje uma reunião à fundação que gere o lar de Reguengos de Monsaraz onde surgiu o surto de covid-19, depois de terem sido divulgadas dificuldades na contratação destes profissionais.

Contactado pela agência Lusa, Celso Silva, da Direção Regional do Alentejo do SEP, referiu que o sindicato solicitou a reunião "na sequência de declarações públicas do presidente da câmara, que também é presidente do conselho de administração" da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), sobre as dificuldades da instituição em contratar enfermeiros.

Na quinta-feira, o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, indicou que a FMIVPS está a tentar contratar quatro enfermeiros e que ainda não o conseguiu, lembrando que as duas da instituição testaram positivo para a covid-19.

"Estamos a contratar quatro enfermeiros, pagando-lhe o mesmo de qualquer hospital público", referiu então o autarca, no final de uma reunião de trabalho na sede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, em Évora.

O concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, regista o maior surto no Alentejo da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, depois de ter sido detetado, em 18 de junho, no lar da FMIVPS.

Segundo a mais recente atualização do boletim epidemiológico, divulgada hoje pelo município, este concelho do distrito de Évora regista 17 mortos, 124 casos ativos e 21 curados.

Na sequência de um comunicado hoje divulgado pelo SEP, em que divulga o pedido de reunião, Celso Silva disse à Lusa que o sindicato quer "perceber no concreto quais são as condições que a fundação está a oferecer aos enfermeiros" para "poder contribuir para a solução do problema".

"O objetivo da reunião é tentar perceber no concreto quais são as condições que a FMIVPS oferece e tentar contribuir de forma positiva para que a fundação possa contratar enfermeiros", insistiu o responsável.

Celso Silva realçou que "o ano letivo chegou ao fim" e que as escolas superiores de saúde e de enfermagem da região do Alentejo têm "muitas dezenas de enfermeiros recém-licenciados" que já obtiveram ou vão obter "muito em breve" a sua cédula profissional.

"A fundação terá enfermeiros recém-licenciados no mercado que pode contratar", frisou, admitindo que o sindicato possa até divulgar as ofertas de trabalho junto dos enfermeiros recém-licenciados, "se as condições forem consideradas as adequadas".

"Com o vencimento do Serviço Nacional de Saúde, consideramos que é um bom ponto de partida e que é uma evolução em relação àquilo que antes acontecia na fundação em termos de vencimento base", acrescentou.

Portugal contabiliza pelo menos 1.679 mortos associados à covid-19 em 47.765 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.