Lisboa vai ter este mês uma biblioteca numa cabine telefónica

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - Uma antiga cabine telefónica vai ser transformada numa mini-biblioteca, para promover a leitura e "estreitar os laços" entre os moradores do bairro lisboeta junto às avenidas de Roma e Guerra Junqueiro, foi hoje anunciado.

A biblioteca será inaugurada a 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, e a ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom (PT).

Carlos Moura-Carvalho, do movimento, explicou à agência Lusa que a pequena biblioteca terá entre 50 a 60 livros, doados por editoras, livrarias e por moradores do bairro.

No ano passado, surgiu um projeto semelhante - uma biblioteca numa cabine - em Barcelinhos, no norte do país, e há outras experiências do género concretizadas noutros países.

Nesta nova Cabine de Leitura, que terá também livros para crianças e jovens, cada pessoa que quiser levar um livro de empréstimo, terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado.

"Acreditamos no civismo, e que as pessoas irão respeitar as regras. Se, no final do primeiro dia, tiverem desaparecido os livros todos, teremos de os repor", afirmou o comerciante.

A localização ainda não foi decidida, mas a cabine-biblioteca deverá ficar perto da pastelaria Mexicana, na praça de Londres ou na aveninda Guerra Junqueiro.

"Ficará perto de alguma loja, para que haja um controlo de proximidade", disse.

Para Carlos Moura-Carvalho, esta é mais uma iniciativa para dinamizar o bairro, promover a leitura e aproximar os moradores.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.