Lisboa vai ter este mês uma biblioteca numa cabine telefónica

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 abr (Lusa) - Uma antiga cabine telefónica vai ser transformada numa mini-biblioteca, para promover a leitura e "estreitar os laços" entre os moradores do bairro lisboeta junto às avenidas de Roma e Guerra Junqueiro, foi hoje anunciado.

A biblioteca será inaugurada a 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, e a ideia partiu do Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Praça de Londres e Avenida de Roma, em parceria com a Portugal Telecom (PT).

Carlos Moura-Carvalho, do movimento, explicou à agência Lusa que a pequena biblioteca terá entre 50 a 60 livros, doados por editoras, livrarias e por moradores do bairro.

No ano passado, surgiu um projeto semelhante - uma biblioteca numa cabine - em Barcelinhos, no norte do país, e há outras experiências do género concretizadas noutros países.

Nesta nova Cabine de Leitura, que terá também livros para crianças e jovens, cada pessoa que quiser levar um livro de empréstimo, terá de deixar outro em troca, juntamente com os seus contactos, comprometendo-se a devolvê-lo num prazo estipulado.

"Acreditamos no civismo, e que as pessoas irão respeitar as regras. Se, no final do primeiro dia, tiverem desaparecido os livros todos, teremos de os repor", afirmou o comerciante.

A localização ainda não foi decidida, mas a cabine-biblioteca deverá ficar perto da pastelaria Mexicana, na praça de Londres ou na aveninda Guerra Junqueiro.

"Ficará perto de alguma loja, para que haja um controlo de proximidade", disse.

Para Carlos Moura-Carvalho, esta é mais uma iniciativa para dinamizar o bairro, promover a leitura e aproximar os moradores.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Greve geral. Sindicato do INEM recua na adesão após reunião com ministra

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) recuou esta terça-feira na adesão à greve geral de quinta-feira, na sequência da garantia da ministra da Saúde de que o acordo assinado com o Governo e o INEM será cumprido.

Congresso/ANMP. Centenas de autarcas debatem desafios e elegem direção para o novo mandato

Centenas de autarcas reúnem-se no próximo fim de semana em Viana do Castelo, após as autárquicas, para eleger a nova direção da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e debater temas como a descentralização e as finanças locais.

Continente e Madeira sob avisos sexta e sábado devido à agitação marítima

Sete distritos do continente e o arquipélago da Madeira vão estar na sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).