Início da eleição para sucessão de Centeno na liderança do Eurogrupo

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 09 jul 2020 (Lusa) -- A eleição para a sucessão de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo teve hoje início cerca das 17:00 de Lisboa, durante uma reunião por videoconferência dos ministros das Finanças da zona euro.

Na corrida ao cargo estão a espanhola Nadia Calviño, o irlandês Paschal Donohoe e o luxemburguês Pierre Gramegna, que fizeram breves discursos antes de ter início a votação, que é secreta e eletrónica.

O vencedor é o candidato que obtiver uma maioria simples, ou seja, os votos de pelo menos 10 dos 19 países da zona euro, pelo que poderá haver necessidade de uma segunda volta para 'afastar' uma das três candidaturas.

Antes da reunião, o ainda presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, elogiou os "três excelentes candidatos" à sua sucessão, afirmando-se seguro de que deixará a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro "em boas mãos".

Calviño, a candidata apoiada por Portugal, é apontada como a favorita, dado contar com os apoios de Alemanha e França, as duas maiores economias da zona euro.

ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.