Covid-19: Escola Nacional de Saúde Pública critica exclusão de Portugal dos corredores turísticos

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 jul 2020 (Lusa) -- A exclusão de Portugal da lista de corredores turísticos seguros para o Reino Unido é errada e assenta numa análise científica pouco rigorosa, defendem especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) no barómetro covid-19 hoje divulgado.

"Interpretar valores de incidência de casos reportados sem considerar outros indicadores de risco epidemiológicos, a distribuição geográfica e que diferentes países detetam diferentes percentagens do total real de casos é errado e levou à adoção de políticas desadequadas que, sem contribuir de forma relevante para prevenir a transmissão, têm consequências negativas a nível socioeconómico, político e diplomático", pode ler-se no documento.

De acordo com os investigadores Vasco Ricoca Peixoto e Alexandre Abrantes, do Centro de Investigação em Saúde Pública, a adoção pelas autoridades britânicas do número de casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias como o principal critério de risco epidemiológico "não reflete corretamente a gravidade da epidemia no país" e penaliza a "política de testagem abrangente" adotada em Portugal.

Como alternativa, o barómetro covid-19 da ENSP recomenda a inclusão de outros indicadores, nomeadamente, "subdeteção de caso, política de testagem, políticas de testes diagnósticos, gravidade dos casos, medida pelas taxas de mortalidade, morbilidade, internamento geral e em unidades de tratamento intensivo, e distribuição geográfica dos casos".

Particularizando a análise destes parâmetros e com recurso a estudos de instituições britânicas, como o Imperial College London e a London School of Hygiene and Tropical Medicine, os especialistas relembram que Portugal "deteta cerca de 80% dos casos reais de covid-19", acima de outros países europeus, e que o país "tem um dos níveis de testagem por habitante mais elevado a nível europeu", superior a Itália, Espanha ou Alemanha.

Paralelamente, o estudo da ENSP assinala que o país tem também "uma das taxas de positividade mais baixas" a nível internacional, bem como taxas de mortalidade acumulada e de letalidade por covid-19 aquém das registadas em países fortemente atingidos pela pandemia, como o próprio Reino Unido, mas também Espanha, França e Itália.

"Portugal tem também uma das taxas de ocupação hospitalar e em cuidados intensivos mais baixa da Europa. Estes critérios de risco epidemiológico deveriam ser tão ou mais importantes do que a incidência por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias nas tomadas de decisão respeitantes aos movimentos transfronteiriços", notam ainda os investigadores Vasco Ricoca Peixoto e Alexandre Abrantes.

Por fim, a investigação dos especialistas da ENSP entende também que o sistema nacional de saúde português tem tido um "bom desempenho", atestado em diversos relatórios, e lamenta que as análises internacionais não tomem em consideração "a distribuição regional dos casos", ao vincar que os novos casos se localizam maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo e que regiões como Algarve, Madeira e Porto apresentam baixa incidência de casos.

"A situação epidemiológica da covid-19 em Portugal e a posição do país em cada uma dessas outras áreas não justifica a exclusão dos corredores turísticos do Reino Unido. A decisão do Reino Unido de desaconselhar fortemente o turismo em Portugal inteiro, ao exigir 14 dias de isolamento aos viajantes oriundos de Portugal, com base numa incidência elevada numa região tão bem delimitada e fora dos circuitos turísticos, é questionável", conclui o barómetro.

Em Portugal, morreram 1.629 pessoas das 44.416 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 544 mil mortos e infetou mais de 11,85 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

 

JYGO // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.