Manifestantes derrubam estátua de Colombo e deitam-na à água em Baltimore, EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Baltimore, Estados Unidos, 05 jul 2020 (Lusa) - Manifestantes em Baltimore derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo e lançaram-na à agua no porto daquela cidade dos Estados Unidos.

Os meios de comunicação informaram que os manifestantes usaram cordas para derrubar o monumento na noite de sábado.

Manifestantes mobilizados pela morte do afro-americano George Floyd às mãos de um polícia de Minneapolis têm exigido a retirada de estátuas de Colombo e de figuras confederadas, entre outras.

No caso do explorador italiano, a justificação é que Colombo é responsável pelo genocídio e exploração dos povos nativos nas Américas.

De acordo com o jornal The Baltimore Sun, a estátua foi inaugurada em 1984 e pertence ao município.

Estátuas de Colombo também foram derrubadas ou vandalizadas em Miami; Richmond, Virgínia; St. Paul, Minnesota; e Boston.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.