Irmandade de Braga acusada de exigir dinheiro para admissão de idosos no lar

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Ministério Público (MP) acusou um ex-provedor da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, de "solicitar ou exigir" o pagamento de quantias monetárias para a admissão de utentes para o lar de idosos da instituição.

Segundo a acusação, a que a Lusa hoje teve acesso, a Irmandade é igualmente arguida no processo.

O MP imputa a ambos os arguidos um crime de corrupção passiva no setor privado.

Ainda de acordo com a acusação, com a "atividade criminosa" resultou uma vantagem patrimonial para a instituição de 297.500 euros, valor que o MP quer que os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado.

A acusação diz que "pelo menos" desde o início de 2012 a Irmandade decidiu "solicitar ou exigir" o pagamento de determinadas quantias monetárias "como contrapartida necessária para a admissão imediata ou quase imediata" de utentes no lar de idosos.

Acrescenta que aquele pagamento acontecia "à revelia de todos os imperativos legais" e sublinha que, de acordo com protocolo celebrado com a Segurança Social, a Irmandade estava obrigada a privilegiar pessoas e grupos social e economicamente mais desfavorecidos.

Aponta o caso de 12 utentes, que terão pago entre 7.500 e 40 mil euros para garantirem um lugar no lar.

Alguns utentes acabaram por beneficiar de "descontos", num caso de 20 mil para 10 mil euros, por não terem capacidade para pagar o montante inicialmente exigido.

No processo, era também arguida a diretora técnica da Irmandade, que acabou por não ser acusada.

No inquérito, a responsável admitiu que, quando estava em curso o processo de admissão de utentes, procurava "sensibilizar para as necessidades financeiras" da instituição, pelo que "sugeria" a entrega de uma quantia em dinheiro, "a título de doação".

Disse ainda que agia assim "apenas para cumprir ordens" do então provedor, agora arguido.

Essas quantias, e ainda de acordo com a acusação, eram lançadas na contabilidade da Irmandade como "donativos".

A partir de 2017, e já com novo provedor, a diretora técnica deixou de sugerir a entrega de quaisquer quantias, porque o novo responsável "deixou também de emitir ordens nesse sentido".

A Irmandade de Santa Cruz funciona sob a supervisão da Arquidiocese de Braga.

Contactada pela Lusa, a arquidiocese escusou-se a comentar esta ação judicial, sublinhando apenas que o processo "está a correr o seu curso normal".

A Lusa tentou também ouvir a Irmandade, mas ainda sem sucesso.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.