Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP

Venda de carruagens à Argentina na origem de buscas na CP
| País
Porto Canal

A venda de carruagens usadas à Argentina foi o motivo que desencadeou a investigação que levou hoje a Polícia Judiciária a fazer buscas na CP -- Comboios de Portugal, disse à Lusa fonte policial.

Fonte oficial da CP, por seu lado, confirmou à Lusa que empresa foi hoje alvo de buscas pela Polícia Judiciária, não adiantando o motivo das mesmas.

Segundo fonte policial, estão em causa indícios de corrupção ligados a um negócio feito pela CP há uns anos, de venda de carruagens usadas para a Argentina.

A mesma fonte adiantou que na Argentina decorre uma investigação paralela sobre o mesmo assunto.

Em 2005, a CP vendeu 2.135 toneladas de "material circulante" (carruagens e locomotivas) destinado aos caminhos-de-ferro da Argentina.

O negócio destas carruagens e locomotivas, fechado por 6,9 milhões de euros, foi celebrado pela CP e pela Secretaria de Estado portuguesa dos Transportes com o departamento governamental homólogo da Argentina.

Na altura, a Secretária de Estado dos Transportes era a socialista Ana Paula Vitorino.

Este contrato foi celebrado durante uma visita a Portugal, em 31 de maio de 2005, do secretário de Estado argentino dos Transportes, Ricardo Jaime, no contexto das relações económicas entre os dois países.

Trata-se de material circulante que a CP tinha desativado em 2003, em consequência da progressiva eletrificação e modernização das ferrovias portuguesas, e que foi revisto pela Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, do grupo CP.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.