Gaia cria Conselho Consultivo de Saúde

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 28 abr (Lusa) -- A Câmara de Gaia criou hoje um Conselho Consultivo de Saúde com 27 parceiros, que irá orientar as políticas da autarquia nessa área e defender as necessidades e as respostas dos serviços existentes no concelho.

"A criação do Conselho Consultivo de Saúde reveste-se de grande importância", afirmou hoje o presidente da Câmara de Gaia, segundo o qual este novo órgão "junta no mesmo contexto um conjunto de parceiros que trabalham, embora de formas diferentes, para um fim comum".

Ao Conselho Consultivo hoje apresentado e criado caberá, entre outros, elaborar o Plano Municipal de Saúde, contribuir para a definição de uma política de saúde a nível municipal, promover a troca de informações entre as 27 entidades representadas e recomendar medidas a integrar nos planos de atividades das mesmas.

Entre as suas competências inclui-se, também, a apresentação de propostas e sugestões sobre questões relativas à saúde que poderão ser consideradas no Plano Diretor Municipal.

"Por outro lado, este conselho não deixa de sublinhar uma questão que é para nós muito clara: a defesa das necessidades dos cuidados de saúde e do seu caráter universalista, sem deixar de reconhecer a importância dos serviços privados", assinalou Eduardo Vítor Rodrigues, que considera que "de cada vez que o serviço público for decapitado, também o serviço privado se ressente".

O próprio município será um "parceiro ativo" no conselho a ser presidido pelo presidente da câmara municipal para o qual este organismo terá "uma importância estratégica na formatação das políticas do município", sendo ao mesmo tempo um "desafio difícil mas aliciante".

Este órgão é composto pelas diferentes entidades do Município ligadas ao setor da saúde, como o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gaia, o Centro de Reabilitação do Norte, pelos Agrupamentos de Centros de Saúde Gaia e Espinho/Gaia e associações mutualistas do concelho.

Integram também o conselho e instituições de ensino, as juntas de freguesia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Instituto de Solidariedade e Segurança Social, PSP, GNR e bombeiros, além de outros organismos públicos.

Os membros do Conselho Consultivo de Saúde tomarão posse na primeira reunião, que deverá ser agendada em breve, devendo o órgão reunir ordinariamente duas vezes por ano.

LIL // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.