Covid-19: Governo apoia com verba até 3 ME investigação e estágios de universitários

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jun 2020 (Lusa) -- O Governo vai disponibilizar uma verba até três milhões de euros para apoiar estudantes universitários em atividades de investigação científica e estágios formativos em laboratórios, entre 01 de julho e 30 de outubro, indicou hoje o ministério da Ciência.

O apoio será dado através de bolsas de investigação científica e de ação social escolar, ao abrigo da iniciativa "Verão com Ciência", lançada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no contexto da pandemia da covid-19, em colaboração com a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), ambas tuteladas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

À Lusa, a assessoria de imprensa do ministério adiantou que o total do apoio financeiro a conceder através das bolsas ascende até três milhões de euros, não podendo os beneficiários acumular as duas bolsas.

As candidaturas estão abertas até 26 de junho e devem ser enviadas para a FCT.

A iniciativa "Verão com Ciência" visa apoiar atividades de investigação e formação superior, como estágios em centros científicos ou instituições publicas e privadas, e promover a qualificação de jovens em tempo de crise sanitária e económica.

A FCT, principal entidade que subsidia a investigação científica em Portugal, financiará bolsas para atividades presenciais de formação e investigação em institutos politécnicos e universidades, em articulação com laboratórios científicos e com a possibilidade de estágios em instituições públicas ou privadas.

A DGES estenderá, com o mesmo propósito, o prazo do apoio previsto nas bolsas de ação social escolar (destinadas a alunos universitários mais carenciados) ativas no corrente ano letivo.

As atividades terão uma duração de três meses, devendo complementar ações de formação existentes e prever estágios em equipas de investigação com projetos em curso.

 

ER //

Lusa/Fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.