Seguro (PS) diz que Governo devia olhar previsões do FMI para não fazer mais cortes

Seguro (PS) diz que Governo devia olhar previsões do FMI para não fazer mais cortes
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António José Seguro, defendeu hoje que o Governo devia olhar para as previsões divulgadas hoje pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e não fazer mais cortes, mas agir relativamente ao desemprego.

"Eu acho que é importante que o Governo olhe para esses números e tire conclusões. Numa altura em que o Governo se prepara para fazer mais cortes, esses indicadores revelam que o Governo não deveria fazer mais cortes e devia ter uma preocupação muito grande no que diz respeito ao nível elevadíssimo de desemprego que há no nosso país", afirmou Seguro.

O FMI confirmou hoje as previsões para a economia portuguesa recentemente avançadas pelo Governo, antecipando um crescimento de 1,2% e uma taxa de desemprego de 15,7% em 2014.

O líder socialista disse ter lido hoje no diário britânico Financial Times "declarações de um ex-assessor do presidente Barroso da Comissão Europeia, criticando a estratégia da austeridade, dizendo que ela não correspondeu a nenhuma opção no sentido de sair da crise mas, fundamentalmente, a jogos internos, e que isso obrigou a Comissão Europeia a um seguidismo em relação à Alemanha".

Seguro referia-se a um artigo do periódico londrino em que o antigo conselheiro de Durão Barroso Philipe Legraine ataca as políticas de austeridade de Bruxelas.

António José Seguro sublinhou que a "prioridade" deve ser a criação de emprego, apontando para os números de um "milhão e 300 mil portuguesas e portugueses que estão em idade de trabalhar e não conseguem", entre desempregados, inativos e emigrados.

"É essa prioridade, a criação de emprego, apostando nas nossas empresas, porque são elas que criam emprego, que deve ser a prioridade do Governo e não fazer cortes", afirmou, falando aos jornalistas no final de uma visita à Adega Cooperativa de Pegões.

O secretário-geral do PS recusa que o país esteja melhor, argumentando que, pelo contrário, está mais pobre e desigual.

"Poderá estar melhor para alguns, eu recordo que, ao mesmo tempo que conhecemos números sobre a pobreza, em 2012, o aumento de multimilionários no nosso país foi de 10%", disse.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.