Sociedade científica vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre AVC

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 08 abr (Lusa) - A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) anunciou hoje o lançamento de um prémio, no valor de 4.500 euros, para incentivar a qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da saúde em Portugal, no âmbito do AVC.

Em declarações à Lusa, o presidente da SPAVC, Castro Lopes, explicou que o Prémio de Jornalismo destina-se a galardoar os jornalistas cujos trabalhos sejam realizados e divulgados entre abril deste ano e janeiro de 2015 sobre esta doença súbita.

O prémio da edição de 2014 tem o valor total de 4.500 euros, que será dividido por categoria, atribuindo 1.500 euros a cada um dos três vencedores: Imprensa, Televisão e Rádio.

Os trabalhos devem contribuir para "um correto e maior conhecimento geral do problema, causas da doença e para a difusão, quer da prevenção, quer da atuação em caso de manifestação da doença surgir", referiu Castro Lopes.

Podem ainda "evidenciar os recursos existentes para tratamento, os apoios sociais, as redes de familiares e amigos e toda a dinâmica social do AVC, entre outros temas com estes relacionados e que retratem a realidade da doença no contexto atual ou que dela façam uma perspetiva histórica", acrescentou.

Promovida pela SPAVC, a iniciativa destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores cuja peça jornalística tenha sido difundida num meio de comunicação - Imprensa, Televisão, Rádio -- entre a abertura deste concurso (abril) até à data limite da submissão dos trabalhos a concurso (janeiro de 2015).

Para efeitos de avaliação por parte do júri, serão tidos em conta os seguintes critérios, com uma ponderação de 20% cada: coerência com os objetivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).