Sociedade científica vai premiar melhores trabalhos jornalísticos sobre AVC

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 08 abr (Lusa) - A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) anunciou hoje o lançamento de um prémio, no valor de 4.500 euros, para incentivar a qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da saúde em Portugal, no âmbito do AVC.

Em declarações à Lusa, o presidente da SPAVC, Castro Lopes, explicou que o Prémio de Jornalismo destina-se a galardoar os jornalistas cujos trabalhos sejam realizados e divulgados entre abril deste ano e janeiro de 2015 sobre esta doença súbita.

O prémio da edição de 2014 tem o valor total de 4.500 euros, que será dividido por categoria, atribuindo 1.500 euros a cada um dos três vencedores: Imprensa, Televisão e Rádio.

Os trabalhos devem contribuir para "um correto e maior conhecimento geral do problema, causas da doença e para a difusão, quer da prevenção, quer da atuação em caso de manifestação da doença surgir", referiu Castro Lopes.

Podem ainda "evidenciar os recursos existentes para tratamento, os apoios sociais, as redes de familiares e amigos e toda a dinâmica social do AVC, entre outros temas com estes relacionados e que retratem a realidade da doença no contexto atual ou que dela façam uma perspetiva histórica", acrescentou.

Promovida pela SPAVC, a iniciativa destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal continental e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores cuja peça jornalística tenha sido difundida num meio de comunicação - Imprensa, Televisão, Rádio -- entre a abertura deste concurso (abril) até à data limite da submissão dos trabalhos a concurso (janeiro de 2015).

Para efeitos de avaliação por parte do júri, serão tidos em conta os seguintes critérios, com uma ponderação de 20% cada: coerência com os objetivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

PM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

GNR regista 10 mortes em 1.144 acidentes nos últimos cinco dias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.144 acidentes com 10 vítimas mortais, 33 feridos graves e 322 feridos leves desde as zero horas de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

GNR regista 10 mortes em 1.231 acidentes na operação Natal e Ano Novo 2024/2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde as 00h00 de 20 de dezembro, dia em que iniciou a operação Natal e Ano Novo 2024/2025.

Marcelo pede que se recuse "monopólio da verdade" e "discriminações"

Marcelo Rebelo de Sousa assina esta quarta-feira, como habitualmente, um artigo de opinião publicado no Jornal de Notícias, intitulado "O Natal possível". O Presidente da República pede para que se recuse o "monopólio da verdade" e se superem "discriminações injustas" e sublinhou que para muitos o dia de hoje é apenas "o Natal possível".