PS alerta para eventual "degradação dos serviços" do hospital de Serpa

| País
Porto Canal / Agências

Serpa, 07 abr (Lusa) - O PS alertou hoje para a eventual "degradação dos serviços" do hospital de Serpa, após a prevista devolução à misericórdia, devido à obrigação de continuarem a ser prestados com menos 25% de custos para o Estado.

"Fazer o mesmo com uma diferença tão grande para menos pode levar a uma degradação dos serviços" do Hospital de S. Paulo, em Serpa, disse hoje à agência Lusa o deputado do PS eleito por Beja, Luís Pita Ameixa, após ter visitado a unidade de saúde.

Por outro lado, alertou, a "obrigação de gastar menos 25% do que é gasto atualmente" pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) "pode ser problemático para as finanças" da Santa Casa da Misericórdia de Serpa e levar "à impossibilidade" de a instituição "se aguentar financeiramente a prestar os serviços" do hospital.

O Governo, mediante a celebração de acordos de cooperação, quer devolver os hospitais pertencentes às misericórdias e que são geridos por estabelecimentos ou serviços do SNS, como é o caso do Hospital de S. Paulo, que é gerido pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

Segundo o decreto-lei aplicável, os acordos com as misericórdias devem ser precedidos de um estudo que demonstre que os encargos globais do SNS diminuem em, pelo menos, 25% relativamente à alternativa de prestação de serviços pelo setor público.

No processo de devolução de hospitais às misericórdias, "é necessário defender a qualidade e a integralidade dos serviços prestados e os interesses dos trabalhadores", mas também "não pode ser ruinoso" para aquelas instituições.

"Nenhuma mudança pode ser feita à custa da qualidade dos serviços do SNS nem da saúde financeira das misericórdias", defendeu o deputado, referindo que a "obrigação" de gastar menos 25% torna "difícil responder às necessidades" e está a "dificultar" o processo de negociação para a devolução do hospital à Santa Casa da Misericórdia de Serpa.

Segundo o deputado, "por alguma razão, o Governo não conseguiu cumprir a pretensão" de avançar em novembro do ano passado com a devolução do primeiro conjunto de hospitais a transferir para as misericórdias, ou seja, os de Fafe, Ovar, Cantanhede, Anadia, Serpa e Régua.

Luís Pita Ameixa disse estar "preocupado" com as implicações da devolução para os utentes e trabalhadores do hospital e para a Santa Casa da Misericórdia de Serpa e para o SNS e, por isso, vai continuar a acompanhar o processo.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.