Covid-19: Índia supera Itália em contágios após novo recorde diário de infetados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 06 jun 2020 (Lusa) - A Índia superou a Itália como o sexto país a registar mais contágios de covid-19, depois de identificar um recorde de quase dez mil infeções nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades.

O Ministério da Saúde registou 9.887 novos casos no sábado, elevando o total para 236.657.

A maioria dos novos casos foi detetada em áreas rurais após o regresso de centenas de milhares de trabalhadores migrantes que deixaram as cidades após o confinamento decretado no final de março.

O confinamento está agora a ser amplamente aplicado em áreas de alto risco, enquanto as autoridades restauraram parcialmente os serviços ferroviários e de voos domésticos, ao mesmo tempo que permitiram a reabertura de lojas e fábricas.

Centros comerciais e locais religiosos devem abrir na segunda-feira com restrições para evitar grandes reuniões.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 394 mil mortos e infetou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (cerca de 3,2 milhões, contra mais de 2,2 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (cerca de 177 mil, contra mais de 182 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num "grande confinamento" que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

JMC // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.