Covid-19: Reino Unido regista mais 494 mortes, ultrapassa 33 mil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 13 mai 2020 (Lusa) - O número de óbitos registados no Reino Unido durante a pandemia de covid-19 aumentou hoje para 33.186, um aumento de 494 desde terça-feira, de acordo com os dados publicados hoje pelo Ministério da Saúde.

O total de casos de contágio identificados aumentou 3.242 para 229.705, de acordo com a mesma fonte, que contabiliza os infetados identificados até às 09:00 de hoje e os óbitos até às 17:00 da véspera. 

Na terça-feira, a variação tinha sido de mais 627 mortes e mais 3.403 infetados, mas os especialistas do governo preferem fazer análises sobre a média semanal, cuja tendência é decrescente desde abril, porque os dados diários incluem frequentemente mortes que ocorreram há vários dias ou mesmo há semanas.

O Reino Unido é o país mais afetado pela pandemia de covid-19 da Europa e o segundo a nível mundial depois dos EUA.

Durante o debate semanal hoje com o primeiro-ministro no parlamento, o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, denunciou o facto de o governo ter deixado de apresentar um gráfico comparando a curva da mortalidade com outros países nas conferências de imprensa diária. 

Embora reconheça que a mortalidade no Reino Unido seja "desoladora e profundamente arrepiante", Boris Johnson, respondeu que as comparações são "prematuras" e que a "forma mais correta de fazer estas comparações será quando tivermos todos os totais de excesso de mortalidade para todos os países relevantes". 

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

BM // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.