Lar do Comércio continua a apresentar dificuldades em garantir cuidados básicos aos utentes. 59 vão ser mobilizados para instituições externas

Lar do Comércio continua a apresentar dificuldades em garantir cuidados básicos aos utentes. 59 vão ser mobilizados para instituições externas
| Norte
Porto Canal

O Lar do Comércio, em Matosinhos, continua a apresentar dificuldades em garantir cuidados básicos aos utentes, positivos ou negativos do novo coronavirus, e por isso a Comissão Municipal de Proteção Civil de Matosinhos vai proceder à mobilização de 59 utentes para instituições externas.

Numa nota enviada à redação do Porto Canal, a Câmara de Matosinhos salienta que esta mobilização, marcada para quinta-feira, é considerada como de último recurso mas face às dificuldades de recursos humanos que a instituição apresenta é o procedimento a seguir.

Assim 48 utentes dependentes, sem estarem infetados com Covid-19, vão para o Centro de Neurointervenção da Cruz Vermelha, em Vila Nova de Gaia, e para o Hospital Militar do Porto, por um prazo máximo de 8 dias. E mais 11 utentes, estes infetados com Covid-19, vão ser encaminhados para o Centro de Apoio Comunitário de Matosinhos até recuperarem da infeção.

Os restantes utentes poderão ser mobilizados dentro da própria instituição para que a Proteção Civil em articulação com o Exército Português possam desinfetar o edifício.

A autarquia alerta que imediatamente após as mobilizações e no período máximo de 8 dias, o Lar do Comércio "tem de garantir a reorganização de serviços e procedimentos e garantir a contratação de recursos humanos adequados a receber e cuidar da totalidade dos seus utentes".

Já na noite desta terça-feira as autoridades camarárias de Matosinhos, as autoridades de saúde e a direção do Lar do Comércio estiveram reunidas para avaliar a situação da instituição. O Lar do Comércio tem estado debaixo de fogo tendo os familiares dos utentes feitos denuncias de negligência para com os mesmos.

De lembrar que nesta instituição 22 pessoas morreram associadas ao Covid-19.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.