Covid-19: Anadia aprova novas medidas de apoio a famílias carenciadas

| Política
Porto Canal com Lusa

Anadia, Aveiro, 13 mai 2020 (Lusa) - As famílias do concelho de Anadia em "situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, face à pandemia da covid-19", vão beneficiar, durante um prazo máximo de três meses, de novas medidas extraordinárias de apoio, foi hoje anunciado.

A Câmara Municipal presidida por Teresa Cardoso aprovou um conjunto de medidas extraordinárias, "com o intuito de reforçar a Ação Social e a Educação" durante o período de combate à propagação do novo coronavírus.

Os apoios destinam-se aos agregados familiares que tenham perdido totalmente os seus rendimentos ou cujo rendimento 'per capita' seja inferior a 60% do valor do salário mínimo mensal, decorrente da atual situação de pandemia.

Os candidatos que reúnam estas condições devem apresentar a sua candidatura, por formulário próprio acessível no 'site' do Município de Anadia e que poderá ser enviada para o 'email' redesocial.m.anadia@gmail.com ou por entrega presencial (com marcação prévia, via telefone 231 510 484/6), junto do Serviço de Ação Social do Município de Anadia, situado no Centro Cultural de Anadia.

A atribuição de um apoio monetário, até ao valor máximo de 100 euros, e um cabaz alimentar constituído por produtos essenciais adquiridos junto do comércio local, são duas das medidas constantes do novo pacote de ajudas.

Neste âmbito, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Anadia, a autarquia já está a proceder à impressão para entrega do material pedagógico considerado necessário pelos docentes a cerca de uma centena de alunos do 1º ciclo do ensino básico (CEB) que não possuem computador e internet.

O Agrupamento de Escolas de Anadia recebeu, entretanto, 12 computadores e 10 'tablets' para alunos carenciados. A autarquia adquiriu ainda 12 serviços de internet por três meses, "possibilitando assim aos alunos o acesso à internet, de modo a potenciar o ensino à distância e a comunicação com os professores".

O município vai ainda adquirir, "preferencialmente no comércio local", material informático e serviços de internet, que serão disponibilizados aos alunos do concelho que não disponham de meios tecnológicos, nem de capacidade financeira para os adquirir, e que não venham a estar abrangidos por outros programas de apoio ao apetrechamento informático.

A Câmara de Anadia isentou também do pagamento de propinas os alunos que frequentam a Universidade Sénior da Curia, até ao final do ano letivo 2019/2020, cujas aulas são disponibilizadas 'online'.

Estas medidas integram um plano mais alargado de "prevenção, mitigação e apoio à retoma económica, no âmbito do combate à propagação da pandemia covid-19", que ascende a 800 mil euros do orçamento municipal para 2020.

"É tempo de relançar a economia do concelho e de retomar o caminho do crescimento sustentado e da qualidade de vida", refere Teresa Cardoso.

A autarca acrescenta que as medidas complementares "cumprem o dever especial de proteção autárquica" a munícipes, famílias, associações e empresas.

"Direcionar, de forma responsável e atempada, recursos financeiros do orçamento municipal, que contribuam para apoiar os anadienses no combate aos efeitos causados pela covid-18 é necessário e prioritário", defende.

As medidas complementares foram incluídas no "Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico", aprovado em março, que pode ser consultado em www.cm-anadia.pt.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.