Covid-19: Termina hoje peregrinação sem peregrinos ao Santuário de Fátima

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 13 mai 2020 (Lusa) - A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima termina hoje, com uma celebração inédita na história deste templo mariano, ao realizar-se sem peregrinos face à pandemia da covid-19.

A peregrinação, que começou na terça-feira, realiza-se sem peregrinos no recinto do Santuário de Fátima, estando apenas presentes as pessoas diretamente implicadas nos diferentes momentos celebrativos e alguns convidados.

A oração do rosário começa às 09:00, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a celebração da missa, presidida pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, terminando com a Procissão do Adeus, desta feita sem o mar de gente habitual a acenar lenços brancos.

Ao longo dos últimos dias, o Santuário tem apelado às pessoas para ficarem em casa e a GNR montou uma operação para sensibilizar os peregrinos a não se deslocarem a Fátima.

Na terça-feira, a GNR afirmava que a operação estava a decorrer de forma tranquila, salientando que a generalidade dos peregrinos tinha acatado os apelos lançados.

Apesar disso, na noite de terça-feira, antes do início das celebrações, registou-se um incidente com dois peregrinos, um homem e uma mulher, que tentaram chegar à Capelinha das Aparições, mas foram impedidos por vigilantes e militares da GNR.

As cerimónias são transmitidas nos canais do Santuário de Fátima na internet, nomeadamente na página www.fatima.pt, no canal de Youtube e na página de Facebook.

JGA // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.