Covid-19: Hospital Santa Maria vai realizar testes rápidos que permitem resultados numa hora

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mai 2020 (Lusa) - O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai começar a realizar testes rápidos de deteção de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 que permitem resultados em cerca de uma hora, anunciou hoje o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

"Estes testes rápidos são importantes, por exemplo, para garantir a segurança de doentes e profissionais em cirurgias e exames emergentes ou nas salas de partos", adianta o centro hospitalar numa nota enviada à agência Lusa.

Segundo o CHULN, a realização dos testes rápidos pelo método RT-PCR - que analisa a presença do coronavírus, que provoca a doença covid-19, em secreção respiratória - está indicada para grávidas em trabalho de parto, para intervenções cirúrgica, endoscopias digestivas, broncoscopia emergentes e em situações de "intervenção emergente" de cardiologia e neurorradiologia.

O Serviço de Patologia Clínica do CHULN realizou já mais de 16 mil testes de rastreio da Covid-19 e cerca de mil testes serológicos para detetar anticorpos em doentes e profissionais do centro hospitalar.

Fonte do centro hospitalar adiantou à Lusa que dos mais de 16.000 testes realizados, 1.200 dos quais a profissionais de saúde, cerca de 7% deram positivo.

Portugal contabiliza 1.144 mortos associados à covid-19 em 27.679 casos confirmados de infeção, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), que indicam que há 2.549 pessoas já recuperadas.

No dia 03 de maio, Portugal entrou em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

HN // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".