Poiares Maduro defende competitividade sem ter por base salários baixos

Poiares Maduro defende competitividade sem ter por base salários baixos
| Política
Porto Canal

O ministro-adjunto e do desenvolvimento regional, Miguel Poiares Maduro, defendeu hoje que o futuro do país passa pela competitividade, rejeitando "competir" com outros países onde são praticados salários mais baixos.

"Nós não podemos ter e querer ser competitivos em termos de salários baixos, esse não é o futuro para a nossa competitividade internacional, porque nós nunca poderemos competir nessa matéria com outros estados no mundo que têm salários bastante mais baixos", disse.

Para o governante, os portugueses têm que desenvolver uma competitividade "inteligente", acrescentando "valor" aos recursos próprios das respetivas regiões.

"Essa competitividade que parte daquilo que são os recursos endógenos dos territórios, os produtos tradicionais, os recursos naturais, é essa competitividade que é muito mais resistente às pressões da globalização", declarou.

Miguel Poiares Maduro falava aos jornalistas na aldeia de Esperança, no concelho de Arronches (Portalegre), à margem de uma conferência subordinada ao tema "Recuperar o interior", promovida pelo BES e pelo jornal Expresso.

Para sublinhar este raciocínio, o governante recordou ainda que a "grande prioridade" do próximo quadro comunitário passa pelo apoio à competitividade e internacionalização.

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".