Lagarde adverte para risco de inflação baixa na zona euro

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 02 abr (Lusa) - A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que a recuperação económica permanece frágil e lenta e advertiu para os riscos da inflação baixa na Europa e para a "volatilidade financeira" nos mercados emergentes.

Cinco anos após a crise financeira, o crescimento global "continua a ser demasiado lento e fraco" e enfrenta múltiplas ameaças, disse Lagarde, numa conferência na School of Advanced International Studies, em Washington.

"Em 2013, o crescimento global foi de 3%, prevemos uma modesta melhoria em 2014 e 2015, mas ainda abaixo das tendências do passado", afirmou.

Como obstáculos ao crescimento a curto prazo, mencionou o risco de inflação baixa na zona euro, que, caso se prolongue, "pode retardar a procura e a produção".

A diretora-geral do FMI defendeu uma maior flexibilização da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), "incluindo o recurso a medidas não convencionais".

Lagarde advertiu também para a "crescente volatilidade nos mercados emergentes associada à retirada dos estímulos monetários nos Estados Unidos" e combinada com "um clima financeiro externo menos favorável".

"A situação na Ucrânia, se não for bem gerida, pode ter um impacto mais vasto" na economia global, avisou ainda a dirigente do FMI.

O discurso de Lagarde foi proferido uma semana antes de o FMI apresentar as suas previsões de crescimento global na próxima terça-feira.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.