Covid-19: Assessor científico reconhece que faltou capacidade de testagem ao Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 05 mai 2020 (Lusa) - O principal assessor científico do governo britânico reconheceu hoje, numa audição no parlamento, que o país deveria ter desenvolvido capacidade para testar mais pessoas no início da pandemia covid-19 no país.

"Se tivéssemos conseguido aumentar a capacidade de testagem mais rapidamente, teria sido benéfico e por muitos tipos de razões isso não aconteceu", afirmou hoje Patrick Vallance na comissão parlamentar de Saúde.

O governo britânico é criticado por ter respondido tarde ao novo coronavírus e por ter deixado de testar todas as pessoas com sintomas, como aconselhava a Organização Mundial de Saúde, rastreando os casos e isolando pessoas que tivessem estado em contacto com pessoas infetadas. 

Outros países que adotaram esta estratégia, como a Coreia do Sul e a Alemanha, registaram taxas mais baixas de mortalidade.

Alegando falta de infraestruturas, o governo britânico só alcançou na semana passada a meta de 100 mil testes de diagnóstico diários e só em meados de maio prevê ter pronto um novo sistema de rastreio que vai ajudar no alívio do confinamento. 

O Reino Unido é um dos países mais afetados pela pandemia, aproximando-se da Itália, que atualmente é o país com o maior número de mortes de pessoas infetadas pela covid-19 na Europa (29.079 mortos).

De acordo com o balanço publicado pelo ministério da Saúde britânico na segunda-feira, registou até agora 28.734 mortes e 190.584 casos de contágio.

Mas o jornal The Times calculou hoje que o excesso de mortalidade, que inclui as mortes relacionadas com covid-19 e aqueles que aconteceram indiretamente por causa da crise, já chega aos 55.700 óbitos.

Na audição de hoje, Vallance procurou também clarificar as declarações feitas em março de que a estratégia do governo britânico era de promover uma "imunidade de grupo", e que causaram bastante controvérsia.

"O que eu estava a tentar dizer era que, na ausência de uma terapia, a maneira pela qual se pode impedir uma comunidade de se tornar suscetível é através da imunidade e a imunidade pode ser obtida por vacinação ou por pessoas que têm a doença", justificou.

Segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 250 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

BM // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.