Covid-19: Madeira sem novos casos positivos pelo 10.º dia consecutivo

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 04 mai 2020 (Lusa) - A Madeira não regista novos caos positivos de covid-19 pelo 10.º dia consecutivo, anunciaram hoje as autoridades de saúde regionais, reportando 48 doentes recuperados e 38 com infeção ativa.

"Hoje é mais um dia bom porque não registamos casos positivos. É o décimo dia consecutivo na Região Autónoma da Madeira e, até agora, processámos 4.565 amostras", revelou o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, na videoconferência de imprensa de balanço da situação da pandemia da covid-19 no arquipélago.

Pedro Ramos lembrou que hoje reabriram na Madeira algumas atividades comerciais, esperando que "tudo esteja a decorrer com respeito pelas recomendações e que todos cumpram rigorosamente as orientações estabelecidas".

"A reabertura não significa um afrouxar da nossa luta, pelo contrário, temos de ser mais rigorosos", afirmou o governante, sublinhando que a estratégia no atual estado de calamidade é "abrir, mas continuar a conter o vírus".

"O sucesso depende de todos e as armas continuam a ser o distanciamento, o uso da máscara, a higienização e a desinfeção", indicou.

A vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), Bruna Gouveia, indicou que, até à data, foram contabilizados 1.399 casos suspeitos na região, dos quais 1.242 foram negativos para a covid-19 e 71 aguardam resultado laboratorial".

"Mantêm-se, então, os 48 doentes recuperados e os 38 casos de infeção ativos. Não houve alteração do estado dos doentes, pelo que apenas um doente permanece hospitalizado na unidade de internamento dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça", no Funchal, referiu.

Na Madeira, em vigilância ativa encontram-se 283 pessoas e em vigilância passiva outras 26.

Em relação à investigação epidemiológica na freguesia de Câmara de Lobos, que esteve durante 14 dias sujeita a uma cerca sanitária, Bruna Gouveia adiantou que foram já realizados 840 testes com resultados negativos.

A região já processou 4.565 amostras para testes à covid-19 e o número de doentes que foram alvo de testes é de 4.052.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

EC // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.