Covid-19: Junta de Freguesia em Cantanhede presta informações porta a porta

| País
Porto Canal com Lusa

Cantanhede, Coimbra, 01 mai 2020 (Lusa) - A Junta da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vai realizar hoje uma campanha de informação e distribuição de máscaras porta a porta na freguesia para explicar os cuidados de saúde que as pessoas devem ter por causa da covid-19.

"O fim do Estado de Emergência vai mudar muitas regras e a população tem dúvidas", realça um comunicado desta Junta do distrito de Coimbra, salientando que a iniciativa em pleno feriado do 1.º de Maio vai abranger 600 fogos para partilhar informações com os habitantes.

O presidente da Junta, Pedro Carrana, salienta que "o diálogo que se vai ter com a população será mais do que uma distribuição de máscaras e conversa de circunstância: será a oportunidade de muitas pessoas esclarecerem dúvidas sobre o que poderá mudar nas suas vidas a partir de segunda-feira".

O autarca refere que "os eleitos desta Junta entendem que têm o dever de esclarecer a população sobre o que muda nas regras de circulação e de funcionamento das entidades, desde as públicas ao comércio local, com o fim do Estado de Emergência" e a entrada em vigor do Estado de Calamidade na segunda-feira.

Além de recomendações e informações, os elementos da Junta de Freguesia levam também máscaras sociais para distribuir, que resultam do projeto comunitário "Máscara Amiga", que envolveu a Associação Cordinharte, várias costureiras residentes na freguesia da Cordinhã e pessoas que tiveram conhecimento do projeto através das redes sociais.

"Foi possível perceber a elevada união da população em torno de um bem comum: a salvaguarda e proteção da nossa saúde e da nossa vida", afirma Pedro Carrana, acrescentando que "estiveram envolvidas cerca de 18 pessoas na costura", que, em duas semanas, conseguiram produzir mais de 2.050 máscaras.

As máscaras são reutilizáveis e laváveis, feitas de tecido duplo de algodão, com um compartimento para o filtro de TNT (tecido-não-tecido).

"Vamos entregar um saco com uma máscara pronta a utilizar (perfeitamente desinfetada e higienizada) e com dois filtros de TNT a cada pessoa do agregado familiar", adianta o presidente da Junta.

O autarca sublinha que, "ao mesmo tempo", as pessoas serão sensibilizadas para a necessidade de utilizarem as máscaras em espaços públicos, o modo de utilização e os cuidados a ter quando a removem da cara e como devem ser lavadas".

Segundo Pedro Carrana, a iniciativa vai, sobretudo, "contribuir para desmitificar preconceitos e consciencializar a população para uma resposta cautelosa e prudente ao levantamento do Estado de Emergência".

"Há uma grande densidade de informação a circular através das televisões e da Internet, que, por vezes, tem um cariz mais alarmista do que informativo", considera o presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã.

Esta iniciativa sucede a uma outra de distribuição de viseiras e óculos de proteção pelos profissionais do Centro de Dia e comerciantes locais, que será estendida aos feirantes do Mercado de Cordinhã.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.