Covid-19: Museus muito dependes do turismo "vão sofrer muitíssimo" - ICOM

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 abr 2020 (Lusa) - O presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) da Europa, Luís Raposo, alertou hoje que os museus muito dependentes do turismo internacional "vão entrar em grandes dificuldades e sofrer muitíssimo", com a quebra provocada pela pandemia da covid-19.

Contactado pela agência Lusa sobre os desafios que o setor dos museus enfrenta no presente e no futuro, com as restrições de acesso público, o responsável avaliou que em Portugal "essa quebra do turismo, com a consequente redução de receitas, irá criar situações deficitárias, mas não deverão encerrar".

"A nível mundial haverá situações graves de rotura, com encerramentos, no setor privado, e os museus públicos que dependem muito desses fluxos de turismo vão enfrentar grandes dificuldades", avaliou, dando o exemplo do Museu do Prado, em Madrid, e do Museu Van Gogh, na Holanda, situação que deverá "demorar anos a recuperar".

No caso concreto de Portugal, deu o exemplo dos monumentos integrados na Parques de Sintra - Monte da Lua, que "vai ter um rombo imenso por depender muito do turismo", mas, globalmente, não antevê situações extremas porque "a maioria dos museus são públicos e suportados pelo Estado".

"Os museus das autarquias ou das comunidades vão acomodar-se à situação de quebra de turismo, porque já têm poucos recursos, mas os museus nacionais vão enfrentar o grande problema da quebra dessas grandes receitas do turismo internacional", apontou.

Considera que estão nesta situação museus e monumentos com grande fluxo turístico, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu dos Coches ou o Museu do Azulejo, todos em Lisboa.

"Não haverá obviamente casos de encerramento, como se prevê, por exemplo, nos Estados Unidos, mas de regressar a níveis de sobrevivência difíceis durante algum tempo", disse o arqueólogo.

O presidente do ICOM Europa explicou que, nos últimos anos, muitos museus desenvolveram estratégias muito ligadas à lógica de mercado, com receitas próprias extremamente dependentes dos fluxos turísticos.

Neste contexto, revelou que a Associação dos Museus dos Estados Unidos já alertou para a possibilidade de não abertura de cerca de um terço dos museus do país, na sua maioria privados ou sem fins lucrativos.

Em Portugal, no caso dos museus e monumentos nacionais, Luís Raposo diz que "o orçamento de receitas próprias, que tem andado na ordem dos 15 a 18 milhões de euros anuais, vai quase desaparecer", devido a esta dependência do turismo internacional.

Nesse sentido, "os museus vão voltar a virar-se mais para os públicos nacionais, e recentrar-se na sua missão de cidadania", antevê.

As incertezas para o futuro dos museus surgem numa altura em que estava em curso um processo de aplicação do decreto-lei com o novo regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Ministério da Cultura, aprovado no ano passado.

Sobre a nova lei, que determina a realização de concursos internacionais para a escolha de novas direções, e a criação de planos plurianuais, considera que "vai por água abaixo".

"Um elemento central do decreto-lei tem a ver com o conjunto da receita, que deveria ser redistribuído de forma solidária entre todos para ser aplicada em programação e investigação", recorda Luís Raposo, vaticinando que "essa verba vai praticamente desaparecer".

"Em momentos críticos, como este está a ser, a Direcção-Geral do Património Cultural terá uma tendência para a centralização, e provavelmente vai usá-la para pagar salários e outras despesas", apontou, defendendo que "o que faria sentido era aplicá-la em programação".

Luís Raposo está convicto de que "nada vai avançar na lei de autonomia dos museus e monumentos" tutelados pelo Ministério da Cultura.

Questionado sobre como antevê a reabertura ao público dos museus e monumentos, no quadro do progressivo abrandamento das restrições, o arqueólogo lamenta "o silêncio nesta matéria".

"Ouve-se falar no cinema, nas artes performativas e nos livros, mas não se fala nos museus e monumentos", disse o arqueólogo.

Na opinião do presidente do ICOM Europa, do ponto de vista sanitário, e com as devidas restrições e limitações, "seria interessante e simbólico que os museus reabrissem no Dia Internacional dos Museus", que anualmente se comemora a 18 de maio, em todo o mundo.

"Antes disso é preciso abastecê-los de máscaras e gel desinfetante", comentou, do ponto de vista prático.

A Lusa pediu uma reação ao Ministério da Cultura sobre a lei da autonomia dos museus e aguarda uma resposta.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.