Covid-19: Banco de Portugal prolonga prazo para bancos reportarem evolução do crédito

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 abr 2020 (Lusa) -- O Banco de Portugal divulgou hoje novas normas para reporte de informação pelos bancos, devido ao contexto provocado pela pandemia da covid-19, adiando para junho o prazo de envio de informação sobre a carteira de crédito.

Segundo a carta-circular hoje divulgada, o reporte de informação financeira em base individual e o reporte de informação para fins de supervisão aplicável às sociedades financeiras passa a ter como data-limite 12 de junho, mais um mês do que o prazo anteriormente definido (12 de maio).

A informação sobre empresas incluídas no perímetro de consolidação e sobre a evolução da carteira de crédito, que tinha como prazo 30 de abril, é permitido o envio até 12 de junho.

Já o reporte sobre os planos de financiamento, que devia ter sido entregue até 31 de março, foi adiado para 31 de maio.

O Banco de Portugal já tinha publicado cartas-circulares a prorrogar prazos de reporte de informação.

Na carta-circular de hoje, sobre flexibilização adicional relacionada com o reporte de informação, o regulador e supervisor bancário diz que é de "particular importância" a qualidade da informação financeira e prudencial no atual contexto económico, pelo que "considera adequado, com base num juízo sobre a sua criticidade para o exercício das diversas funções, que possa ser prorrogado o prazo de envio".

IM // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para os condutores. Preços dos combustíveis voltam a descer na próxima semana

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

Ministro da Agricultura admite que Banco de Fomento não está a corresponder 

O Ministro da Agricultura e das Pescas diz que o Banco de Fomento não tem a utilidade que devia ter.
Apesar da crítica, José Manuel Fernandes espera que, no futuro, venha a ser um instrumento mais vantajoso, lembrando que é importante executar os fundos europeus para que não haja cortes orçamentais nos próximos anos.

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta sexta-feira.