Covid-19: Pais que queiram assistir a parto no hospital de Gaia vão fazer teste e isolamento

Covid-19: Pais que queiram assistir a parto no hospital de Gaia vão fazer teste e isolamento
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os pais que desejem acompanhar os partos dos filhos no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) vão ser testados à covid-19 e terão de assumir o compromisso de isolamento profilático, revelou hoje daquele estabelecimento hospitalar.

Esta é uma das medidas que o CHVNG/E está a implementar de forma a poder permitir a presença de acompanhantes nos partos, sendo que os pais terão de cumprir isolamento entre o teste e o momento do parto de forma a não haver risco de contaminação neste período.

"Tão necessário como prestar os melhores cuidados aos nossos utentes, neste período pandémico, é conseguirmos voltar a humanizar estes mesmos cuidados. Trabalhamos diariamente para assegurar às futuras mamãs de Gaia que darão à luz nas melhores condições, com a presença do pai, rodeadas de quem mais amam", refere o presidente do Conselho de Administração do CHVNG/E, Rui Guimarães.

O responsável considera que "não se pode deixar que o vírus roube momentos tão importantes nas vidas das pessoas", razão pela qual a Unidade Materno-Infantil do CHVNG/E está a implementar procedimentos que permitam aos pais acompanharem as grávidas no momento do parto.

No entanto, alerta ainda esta instituição hospitalar, "poderá haver situações em que o rápido trabalho de parto possa condicionar esta presença".

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 181 mil mortos e infetou mais de 2,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 593.500 doentes foram considerados curados.

Portugal regista 785 mortos associados à covid-19 em 21.982 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.