Austrália nomeou marechal para liderar grupo de busca ao avião da Malaysia Airlines

| Mundo
Porto Canal / Agências

Canberra, 30 mar (Lusa) -- O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou hoje a nomeação do antigo chefe da Força Aérea do país, marechal Angus Houston, como líder da grupo de coordenação conjunto baseado em Perth para as operações de busca do avião da Malaysia Airlines.

Para Tony Abbott, o militar Angus Houston possui uma "elevada experiência pessoal e grandes qualidades colocadas ao serviço do país com distinção".

"O novo grupo vai trabalhar no reforço do trabalho que tem sido desenvolvido fortalecendo a ligação a todas as partes relevantes incluindo familiares dos passageiros", disse Tony Abbott.

As buscas por eventuais destroços do Boeing 777 da Malaysia Airlines que está desaparecido desde 08 de março envolvem aeronaves e navios da Austrália, China, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos.

O avião, que tinha o código MH370 partiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim, mas pouco depois da descolagem desapareceu dos radares numa ação, alegadamente, deliberada por quem estava aos comandos da aeronave que, soube-se depois, ainda voou várias horas sem emitir qualquer sinal de emergência ou perigo.

As buscas por destroços do avião estão centradas no Oceano Índico numa zona de alto mar a oeste da cidade australiana de Perth.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.