Retomadas buscas do avião da Malaysia Airlines

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 26 mar (Lusa) -- As buscas para recuperar restos do avião da Malaysia Airlines desaparecido desde 08 de março com 239 pessoas a bordo foram hoje retomadas na costa da Austrália Ocidental, revelaram fontes oficiais.

A área de busca está situada a cerca de 2.500 quilómetros a sudoeste da cidade australiana de Perth, cobre uma área de cerca de 80.000 quilómetros que foi dividida em três secções, segundo a Autoridade Australiana de Segurança Marítima, que coordena as operações.

Um total de 12 aviões -- sete militares e cinco civis -- vão estar envolvidos nas operações tendo quatro dos aparelhos já atingido a zona de buscas e três outros estão a caminho.

O avião IL-76 da China é um dos aparelhos que atingiu a zona definida de busca, tal como o quebra-gelo Xuelong que está no local onde segunda-feira foram avistados objetos suspeitos de pertencerem ao avião desaparecido.

Um jornalista da agência Xinhua a bordo do avião chinês relatou condições meteorológicas adversas.

Além dos 12 aviões estão ainda envolvidos na operação seis navios de países como a China, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, japão e Coreia do Sul.

Também hoje deverá chegar a Perth um detetor de 'caixas negras' que será depois instalado num navio australiano para começar operações de busca na zona a partir de 05 de abril.

Tony Abbott, o primeiro-ministro australiano, já disse que o seu país não vai abandonar as buscas dado existir uma dúvida nas pessoas que tentam resolver o mistério do desaparecimento do avião.

Por outro lado, o governante garantiu não saber ainda quantos familiares de vítimas do avião desaparecido irão deslocar-se á Austrália, mas disse que irão estar isentos do pagamento de visto à entrada.

O voo MH370 da Malaysia Airlines descolou de Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo rumo a Pequim, mas desapareceu dos radares pouco depois da partida em condições que continuam, por agora, sem explicação dado não ter sido lançado qualquer pedido de socorro ou prestada informação de qualquer perigo a bordo.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.