Covid-19: Açores descartam regresso imediato à normalidade nas ilhas sem casos

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 10 abr (Lusa) - O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, defendeu hoje não ser ainda o tempo de um regresso total à normalidade nas ilhas da região sem casos positivos de covid-19.

Questionado em conferência de imprensa sobre se faria sentido no imediato uma eventual reabertura de estabelecimentos comerciais nas ilhas de Santa Maria, Corvo e Flores, sem casos de covid-19, Tiago Lopes foi perentório: "Na minha opinião, não. Iremos eventualmente depois trabalhar nesse sentido. Não podemos baixar a guarda neste momento", disse.

Apesar de as três ilhas estarem no momento "livres de covid-19", estas continuam "abertas à circulação interilhas", embora apenas no que refere a mercadorias ou viagens por razões clínicas, motivo ainda assim sufiente para a autoridade de saúde descartar para já um atenuar das medidas de proteção da população.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que nas últimas 24 horas não foram registados novos casos de covid-19, mantendo-se o número de infetados em 84, com três mortos registados desde o começo da pandemia.

Até ao momento, foram detetados nos Açores 84 casos positivos de covid-19, verificando-se três recuperados, três óbitos e 78 casos ativos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, informou a entidade.

No dia anterior, os casos registados foram superiores a uma dezena, o que Tiago Lopes desvaloriza.

"Esperamos sempre o pior e o melhor ao mesmo tempo", vincou.

Os casos dividem-se entre as ilhas de São Miguel (44), Terceira (oito), Graciosa (quatro), São Jorge (sete), Pico (dez) e Faial (cinco).

Portugal regista 435 mortos associados à covid-19 e 15.472 infetados, indica o boletim epidemiológico de hoje divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O novo coronavírus já matou mais de 96 mil pessoas e infetou quase 1,6 milhões em 193 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro passado, na China.

PPF // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.