Crédito malparado diminuiu 8,6 mil ME em 2019 - BdP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 abr 2020 (Lusa) - O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 8.658 milhões de euros em 2019, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

Na publicação 'Sistema bancário português -- desenvolvimentos recentes', hoje divulgada, o regulador e supervisor bancário refere que no final de dezembro de 2019 o valor bruto de crédito malparado era de 17.194 milhões de euros, valor que representa menos 8.658 milhões de euros do que o registado em dezembro de 2018 (25.852 milhões de euros).

O crédito malparado no balanço dos bancos que operam em Portugal representava, em dezembro de 2019, 6,1% do crédito total, abaixo dos 9,4% de dezembro do ano anterior.

A maior parte da redução do crédito malparado feita em 2019 aconteceu no último trimestre, período em que o malparado se reduziu em 4,5 mil milhões de euros.

Nos últimos anos, os bancos portugueses têm reduzido de forma significativa o seu crédito malparado, cumprindo uma das exigências das autoridades bancárias, sobretudo através de significativas vendas de carteiras de crédito.

Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2019, o crédito malparado (valor bruto) reduziu-se em mais de 30 mil milhões de euros.

Devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, o Governo criou uma lei que permite a famílias e empresas suspenderem o pagamento de créditos entre abril e setembro deste ano.

Contudo, essas moratórias não significam nem um incumprimento pelos clientes nem esse crédito não pago terá implicações automáticas no malparado dos bancos, de acordo com a decisão das autoridades.

IM // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.