Covid-19: Situação dos comerciantes "é muito preocupante" - Associação Comercial da Beira Baixa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - O presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) afirmou hoje que "a situação é muito preocupante" para os seus associados.

"A nossa preocupação, neste momento, tem sido informar os associados das alterações legislativas no seguimento das medidas excecionais lançadas pelo Governo e esclarecer. Parecemos um 'call-center' a informar os nossos associados sobre todas as dúvidas que têm", explicou à agência Lusa o presidente da direção da ACICB, Sérgio Bento.

Este responsável sublinha ainda que a associação também tem aproveitado para fazer uma auscultação junto dos seus associados e que a situação é muito preocupante.

"Quem vive com dificuldades, quase do dia-a-dia, e está fechado há 15 dias, a situação não é fácil. E se têm que fechar mais 15 dias, o caso torna-se ainda mais preocupante", sustentou.

Sérgio Bento entende que é urgente que sejam tomadas medidas de apoio diretas para o comércio local, sob pena de este não conseguir resistir.

"As medidas de apoio não são diretas [comércio local] e deviam ser. Se não forem, muitos deles não têm qualquer hipótese", sublinhou.

A ACICB tem atualmente cerca de mil associados e abrange todos os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB): Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 46 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.