Covid-19: Empresas do interior do distrito de Coimbra querem apoios do 'lay-off' para gerentes

| País
Porto Canal com Lusa

Lousã, Coimbra, 02 abr 2020 (Lusa) -- As associações empresariais de quatro concelhos do interior do distrito de Coimbra alegaram hoje que o Estado "esquece os gerentes" das firmas nos apoios do 'lay-off' e pediram ao Governo para corrigir a situação.

"Pedimos que o Estado intervenha com urgência, pois muitos empresários veem-se obrigados por esta pandemia a fechar portas, seja por falta de clientes, seja por quebra das cadeias de abastecimento ou outras razões diretamente relacionadas" com a pandemia da covid-19, afirmam as organizações.

Em comunicado, a Associação Empresarial Serra da Lousã, da Lousã, a Associação Empresarial de Poiares, o Clube de Empresários de Miranda do Corvo e o Núcleo Empresarial de Penela alertam que os empresários "veem-se sozinhos, sem apoio para si próprios e para as suas famílias, que tanto dependem da faturação que a empresa realiza e que está muito reduzida ou mesmo parada".

Na sua opinião, no atual quadro de crise em Portugal e no mundo, importa que o Estado "tome as medidas necessárias para que não se deixe de parte quem muito fez para que a economia do país continuasse a crescer".

"Temos visto o Governo a lançar medidas, desde o começo da pandemia, garantindo apoio aos colaboradores que trabalham por conta de outrem e a trabalhadores independentes. Contudo, verificamos que nestes apoios até hoje não foram ainda considerados os sócios-gerentes", referem.

No regime do 'lay-off', "com as empresas encerradas, vai ser necessário a quem emprega continuar a pagar uma percentagem do rendimento dos seus colaboradores, cerca de 30%, pois o Estado apenas comparticipa com cerca de 70% do valor dos salários", sublinham as quatro associações.

Na nota, alertam que "primeiro a empresa tem de pagar aos seus colaboradores e só depois é que vai receber os apoios do Estado".

Esta condição, "para muitas empresas, vai originar uma imediata falta de liquidez, que em muitos casos só será resolvida com a injeção de dinheiro particular dos sócios e gerentes", acentuam.

"Grande parte do tecido empresarial funciona na base familiar, com sócios-gerentes que lutam todos os dias para continuar a pagar os seus impostos e restantes obrigações, tendo estes também família para sustentar. Assim, como é que o Estado espera que estes sobrevivam?", questionam ainda, frisando que, até ao momento, "o Estado recusa-se a atribuir apoios para os salários dos sócios-gerentes".

Em Portugal, segundo o balanço da pandemia da covid-19 feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.