Câmara de Viseu abre concurso de um milhão de euros para manutenção de jardins

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 27 mar (Lusa) -- A Câmara de Viseu decidiu hoje abrir um concurso de mais de um milhão de euros para que diferentes empresas assumam a manutenção de parcelas de jardins e espaços verdes do concelho, por dois anos.

O presidente da autarquia, Almeida Henriques, frisou que o facto de Viseu ser conhecida como "cidade-jardim" implica muitos gastos, uma vez que a este montante há que juntar o pagamento aos jardineiros da Câmara e as verbas previstas para este fim nos protocolos com as Juntas de Freguesia.

"É algo que prezamos todos, mas custa muito dinheiro ao município", frisou, considerando que, no entanto, a maioria dos munícipes concordará que deve ser mantida "esta imagem de marca da cidade".

O concurso diz respeito a uma área de 500 mil metros quadrados e destina-se a trabalhos menos pormenorizados, como manutenções e cortes de relva.

Os trabalhos mais minuciosos e caprichosos, como os efetuados nas rotundas floridas da cidade, continuam a ser tratados pelos jardineiros da Câmara.

Almeida Henriques congratulou-se pela qualidade dos trabalhos dos jardineiros da autarquia, que "são pessoas felizes com o seu trabalho, porque sentem que muita da imagem de Viseu tem a ver com o seu trabalho".

O autarca garantiu que é "sagrado" manter o epíteto de "cidade-jardim", mas sem deixar de ir "explorando soluções mais económicas para o futuro, mais sustentáveis".

A Escola Superior Agrária está já a tentar encontrar soluções para o futuro e Almeida Henriques quer também que as pessoas tratem dos espaços junto às suas casas e prédios, por exemplo, através de contratos entre a autarquia e os condomínios.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.