Câmara de Viseu abre concurso de um milhão de euros para manutenção de jardins
Porto Canal / Agências
Viseu, 27 mar (Lusa) -- A Câmara de Viseu decidiu hoje abrir um concurso de mais de um milhão de euros para que diferentes empresas assumam a manutenção de parcelas de jardins e espaços verdes do concelho, por dois anos.
O presidente da autarquia, Almeida Henriques, frisou que o facto de Viseu ser conhecida como "cidade-jardim" implica muitos gastos, uma vez que a este montante há que juntar o pagamento aos jardineiros da Câmara e as verbas previstas para este fim nos protocolos com as Juntas de Freguesia.
"É algo que prezamos todos, mas custa muito dinheiro ao município", frisou, considerando que, no entanto, a maioria dos munícipes concordará que deve ser mantida "esta imagem de marca da cidade".
O concurso diz respeito a uma área de 500 mil metros quadrados e destina-se a trabalhos menos pormenorizados, como manutenções e cortes de relva.
Os trabalhos mais minuciosos e caprichosos, como os efetuados nas rotundas floridas da cidade, continuam a ser tratados pelos jardineiros da Câmara.
Almeida Henriques congratulou-se pela qualidade dos trabalhos dos jardineiros da autarquia, que "são pessoas felizes com o seu trabalho, porque sentem que muita da imagem de Viseu tem a ver com o seu trabalho".
O autarca garantiu que é "sagrado" manter o epíteto de "cidade-jardim", mas sem deixar de ir "explorando soluções mais económicas para o futuro, mais sustentáveis".
A Escola Superior Agrária está já a tentar encontrar soluções para o futuro e Almeida Henriques quer também que as pessoas tratem dos espaços junto às suas casas e prédios, por exemplo, através de contratos entre a autarquia e os condomínios.
AMF // SSS
Lusa/fim