Passos Coelho diz que não tem sentido fazer especulação sobre a CES

Passos Coelho diz que não tem sentido fazer especulação sobre a CES
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, Passos Coelho, disse hoje que não tem sentido "fazer especulação" sobre um eventual corte permanente de pensões no Estado e manteve que a resposta à "insustentabilidade da segurança social" ainda não foi tomada.

Passos Coelho lembrou que ainda não foi produzido o relatório final do grupo de trabalho que está a propor medidas alternativas às chumbadas pelo Tribunal Constitucional e mostrou-se surpreendido com as notícias de hoje que dão conta da possibilidade de aplicar a Contribuição Especial de Solidariedade (CES) de forma permanente.

"Esse grupo de trabalho ainda não apresentou o trabalho final, que será apresentado até meados do abril. Não faz sentido estar a especular, será decidido no governo, não será decidido sem a minha participação", disse o primeiro-ministro.

Na quarta-feira, uma fonte do Ministério das Finanças avançou que o Governo está a avaliar a possibilidade de tornar a CES definitiva, ajustando o valor das pensões a critérios demográficos e económicos, e devendo o impacto da medida ser quantificado no Documento de Estratégia Orçamental em abril.

Esta possibilidade está a ser avaliada pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo no início do ano e que deverá apresentar ao executivo cenários para "traçar pistas para uma reforma global do sistema de segurança social".

De acordo com a mesma fonte, o grupo de especialistas está "a tentar criar um 'mix' de políticas que permita que essa evolução [da eventual aplicação definitiva da CES] seja vista como um ajustamento, que possa variar de acordo com determinados indicadores", embora o indicador a aplicar "tenha de ser estudado".

Hoje, Passos Coelho disse desconhecer "o que apareceu na comunicação social", relativamente à possibilidade aventada pela fonte do Ministério das Finanças, durante um 'briefing' com jornalistas.

"Quando o grupo de trabalho apresentar o relatório, haverá uma decisão, ainda não há relatório, só pode ser especulação", insistiu Passos Coelho, que se encontra em visita oficial a Moçambique.

Passos Coelho disse ainda que o debate público em Portugal "podia ser mais sereno e mais informado" e que espera que "os membros do Governo contribuam também para isso".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.