Confiança dos consumidores sobe em Março para máximos de mais de 4 anos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mar (Lusa) - Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores mantiveram em março a trajetória ascendente iniciada em 2013, com este último a registar o valor mais elevado desde dezembro de 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A confiança dos consumidores beneficiou do contributo de todas as componentes, exceto no que respeita à evolução da poupança.

O INE observa, no entanto, que, sem a utilização de médias móveis de três meses (cálculo da média dos últimos três meses), o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em março.

Os saldos de respostas extremas (diferença entre respostas positivas e negativas) sobre a compra de bens duradouros no momento atual e nos próximos doze meses aumentaram em março, prolongando os movimentos positivos iniciados em janeiro de 2013 e atingindo, no primeiro caso, o valor mais elevado desde setembro de 2007.

Também o indicador de clima económico recuperou, observando-se aumentos dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).

O indicador de confiança da Indústria Transformadora atingiu o máximo desde agosto de 2008, em resultado do contributo positivo das opiniões sobre a procura global e das perspetivas de produção.

O saldo das apreciações sobre a procura global tem aumentado desde dezembro de 2012, contrariando a tendência negativa registada desde o final de 2010. O saldo das opiniões relativas à procura interna e à procura externa atingiram os valores mais elevados desde novembro de 2008 e dezembro de 2007, respetivamente.

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas aumentou ligeiramente em março, mantendo a melhoria iniciada em agosto de 2012, refletindo a recuperação de ambas as componentes, opiniões sobre a carteira de encomendas e perspetivas de emprego.

O indicador de confiança do Comércio recuperou igualmente em março, prolongando a acentuada trajetória crescente iniciada em fevereiro de 2012 e registando o valor mais elevado desde julho de 2004. A recuperação deste indicador resultou do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspetivas de atividade.

Também o indicador de confiança dos Serviços manteve o movimento ascendente observado desde o final de 2012, devido à recuperação de todas as componentes, apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspetivas de evolução da procura.

RCR // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.