Covid-19: Utentes de lar de Estarreja onde morreu idosa fazem hoje testes

| País
Porto Canal com Lusa

Estarreja, Aveiro, 31 mar 2020 (Lusa) -- Os utentes do lar Vida Nova, em Estarreja, onde se verificou a morte de uma idosa associada à covid-19, vão ser submetidos hoje a testes para saberem se estão infetados com o novo coronavírus, informou a autarquia.

"Atendendo ao dramatismo e à situação complicada, vamos ter hoje mesmo os testes feitos por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica que vem diretamente de Lisboa com 'kits' do Instituto Ricardo Jorge", disse à Lusa o presidente da Câmara de Estarreja, Diamantino Sabina.

O autarca referiu que esta ação será coordenada pela autoridade de saúde, adiantando que também está em vias de chegar ao lar uma médica de saúde pública e uma equipa de auxiliares da Segurança Social que deverão entrar ainda hoje em funcionamento.

"As medidas devidas estão a ser tomadas por quem de direito que é a autoridade de saúde. Não sabemos o nível de infeção. Esperemos que se vá a tempo para salvaguardar a grande maioria dos utentes que lá estão", afirmou Diamantino Sabina.

Hoje foram transportados para o Hospital de Aveiro mais dois idosos desta instituição, por suspeita de estarem infetados com o novo coronavírus.

A estes juntam-se outros dois utentes que já estavam internados, um dos quais testou positivo para a covid-19, e uma idosa que morreu na madrugada de segunda-feira.

Há ainda nove funcionários desta estrutura residencial para pessoas idosas situada em Pardilhó que estão infetados com o vírus da covid-19, encontrando-se em casa a receber tratamento.

Na instituição permanecem 23 utentes à espera de fazer os testes para saber se estão ou não infetados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 750 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 36 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal regista hoje 160 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na segunda-feira, e 7.443 infetados (mais 1.035), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

 

JDN // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.