Covid-19: Companhia de teatro de Beja compra espetáculos para atenuar danos a artistas

| País
Porto Canal com Lusa

Beja, 27 mar 2020 (Lusa) - A Companhia de Teatro Lendias d'Encantar, de Beja, criou uma bolsa de 15 mil euros para comprar espetáculos e "atenuar danos" causados pela pandemia de covid-19 a artistas independentes e companhias sem apoios do Alentejo, foi hoje anunciado.

A bolsa pretende "atenuar danos" causados a artistas e companhias que estão "impossibilitados de trabalhar" na sequência do estado de emergência decretado em Portugal devido à covid-19, explicou hoje à agência Lusa o diretor artístico e ator da Lendias d'Encantar, António Revez.

Atualmente, os profissionais das artes, como atores, músicos, dançarinos, cenógrafos, técnicos e produtores, sobretudo os trabalhadores independentes, estão a ser "severamente 'castigados' com o encerramento forçado de todas as salas do país e o cancelamento de espetáculos", frisou.

Por isso, a Lendias d'Encantar reafetou uma verba de 15 mil euros do seu orçamento deste ano para criar a bolsa e "contribuir para atenuar as consequências negativas da situação", comprando antecipadamente espetáculos e permitindo a artistas independentes e companhias "auferirem desde já de algum rendimento".

"A intenção é minimizar os impactos financeiros [da covid-19] junto daqueles que, vendo-se impossibilitados de trabalhar, possam, ainda assim, auferir algum rendimento com a venda antecipada dos seus projetos artísticos", explicou António Revez.

Segundo o responsável, até dia 15 de abril, os artistas independentes e as companhias do Alentejo que não são financiadas pela Direção-Geral das Artes ou apoiadas por outras entidades podem candidatar à bolsa propostas de espetáculos e coproduções nas áreas de teatro, música e dança.

As propostas devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico da produção da companhia (lendiasproducao@gmail.com).

Terminado o prazo de candidaturas, a Lendias d'Encantar vai selecionar os espetáculos que irá comprar e pagar na íntegra aos respetivos artistas e companhias ainda em abril.

Os espetáculos serão apresentados no futuro em locais e datas a definir, "consoante o regresso à normalidade e a disponibilidade das salas de espetáculos" do Alentejo.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19 já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 25 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o coronavírus espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

No Alentejo, segundo o mesmo boletim, há 30 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

LL // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.