Covid-19: Empresa das Caldas da Rainha desinfeta gratuitamente ambulâncias e carros da PSP

| País
Porto Canal com Lusa

Caldas da Rainha, Leiria, 27 mar 2020 (Lusa) -- Uma empresa de limpezas industriais e domésticas das Caldas da Rainha está a desinfetar gratuitamente carros de polícia e ambulâncias de transporte de doentes de várias corporações de bombeiros da região, "uma forma de agradecimento a estas instituições".

É deste modo que Teresa Aguilar define a ação de solidariedade que, nas últimas semanas, tem levado a proprietária e quatro trabalhadores da empresa 4SDM Performance a desinfetar gratuitamente viaturas de instituições como a PSP e bombeiros da região do Oeste.

A empresa, sediada nas Caldas da Rainha, foi contactada "por um elemento da PSP da Nazaré, solicitando um orçamento para limpeza das viaturas", e obteve como resposta a oferta de Teresa Aguilar para "dar os produtos e o trabalho de desinfeção dos quatro carros da esquadra, como forma de contribuição para a situação de pandemia" da covid-19.

A ideia contou com a adesão de cinco dos 19 trabalhadores da empresa, "os únicos certificados para este tipo de limpezas" e que resolveram estender a ação à corporação dos bombeiros da Nazaré.

Uma iniciativa que segundo o adjunto do comando nos bombeiros da Nazaré, Ricardo Rebelo, "contribuiu para reforçar a desinfeção feita diariamente, normalmente de hora a hora ou após cada saída da ambulância".

No quartel da vila, os bombeiros criaram até "um selo" que atesta a desinfeção, retirado apenas quando a ambulância é ativada para qualquer serviço e colocado um novo após a desinfeção.

"Por enquanto, temos desinfetante e capacidade para fazer a desinfeção, mas, sobretudo para corporações onde possam existir mais dificuldades, estas ações de voluntariado são muito importantes", afirmou o adjunto do comando.

Convicta de que podia ir mais longe em termos de responsabilidade social, a empresa estendeu a ação aos bombeiros de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, e, na última quinta-feira, aos Voluntários de S. Martinho do Porto, os últimos a beneficiar gratuitamente dos serviços da empresa, sobre os quais o comando não esteve disponível para falar.

"O trabalho é sempre feito à noite, fora da hora de expediente, e quando as ambulâncias já regressaram dos transportes. Ocupa cerca de três horas do trabalho dos cinco elementos", explicou Teresa Aguilar.

Fábio Filipe, de 23 anos, e o único homem na equipa e é um dos voluntários que aceita "com agrado" dar horas de trabalho "em prol do bem comum".

"Se todos ajudarmos e colaborarmos com aquilo que pudermos será mais fácil ultrapassar esta situação", disse à Lusa, sublinhado a "responsabilidade" com que a tarefa é encarada pela equipa de limpeza.

Equipados a rigor, os cinco operacionais da limpeza fazem questão de "manter a segurança de quem ali trabalha e é transportado", na convicção de que "como se costuma dizer, uma mão lava a outra" e, neste contexto, "tem mesmo que ser bem lavada".

E é com esse espírito que, garante Teresa Aguilar, a 4SDM "vai continuar" a desinfetar as viaturas destas instituições e a responder a "outras solicitações" de corporações da região, enquanto se mantiver a crise gerada pela pandemia da covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Na região do Oeste havia até às 19:00 de quinta-feira 29 casos confirmados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oestecim).

 

DA // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.