Covid-19: Lar de Albergaria tem seis idosos e 13 funcionários infetados

Covid-19: Lar de Albergaria tem seis idosos e 13 funcionários infetados
| País
Porto Canal

O lar Geriabranca em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, onde morreu uma idosa infetada com o novo coronavírus, tem mais cinco idosos e 13 funcionários que testaram positivo para a covid-19.

"Temos a confirmação de seis utentes infetados, sendo que um deles já morreu. Dois estão internados no hospital e os restantes três estão no lar, isolados dos outros utentes", disse à Lusa a diretora técnica do lar, Lurdes Reis.

Além destes idosos, a responsável disse que os 13 funcionários que se encontravam no exterior quando a situação foi detetada já fizeram o teste, tendo obtido um resultado positivo.

Lurdes Reis, que se encontra desde a passada segunda-feira no interior desta residência sénior situada na freguesia da Branca, com mais cinco funcionárias e 25 idosos, disse ter a certeza de que há "muito mais" pessoas infetadas.

"Esta manhã enviámos um utente ao hospital que estava a apresentar sintomatologia. Os restantes, para já, estão assintomáticos, mas receamos que nos próximos dias alguns deles possam começar a evidenciar sintomas", contou a responsável.

A diretora adiantou que estes utentes e os funcionários que ainda se encontram no interior da instituição fizeram hoje o teste para o novo coronavírus, devendo o resultado ser conhecido na sexta-feira.

Os testes aos idosos, na sua maioria com cerca de 80 anos, foram realizados por um laboratório privado, que foi contratado para o efeito, tendo os custos sido assumidos pela autarquia.

"Necessitamos de uma resposta urgente para podermos dividir os utentes, consoante os resultados, e assegurar os cuidados de saúde de que eles necessitam, porque a nossa equipa já está num quadro de exaustão que já invalida a prestação de cuidados com qualidade", disse Lurdes Reis.

A diretora reconhece que as medidas que foram tomadas para evitar a propagação do novo coronavírus como a "intensificação da desinfeção e da lavagem das mãos" e o uso de equipamentos de proteção individual não foram eficazes.

"As máscaras cirúrgicas que nós usamos não são 100% eficientes e tratar de utentes totalmente dependentes implica um contacto próximo. Não dá para manter a distância de segurança", observou.

Numa nota publicada no 'site' da autarquia, o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, refere que subiu para 22 o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus no concelho, adiantando que estes números estão "estreitamente" relacionados com a situação "dramática" que se vive no lar Geriabranca.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.