Covid-19: Associação de estudantes brasileiros em Coimbra pede suspensão ou redução das propinas

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 25 mar 2020 (Lusa) - A Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) em Coimbra pediu uma suspensão ou redução das propinas para todos os alunos, face à situação de pandemia da covid-19, afirmou hoje o presidente da instituição.

A suspensão ou redução do pagamento das propinas, bem como uma revisão da sua cobrança, é "a decisão mais sensata no momento atual", disse à agência Lusa o presidente da associação, Rafael Firpo, considerando que neste, "tempo difícil", há que "existir cooperação mútua".

"É o momento crucial para a Universidade de Coimbra tomar uma decisão que seria pioneira em Portugal e fazer essa revisão dos valores da propina para todos os estudantes. Esta luta não é uma questão de nacionalidade. É uma luta para toda a comunidade estudantil", vincou o responsável, esperando que haja "bom senso" e que "o vírus não contamine a humanidade".

Num comunicado publicado na rede social Facebook na terça-feira, a APEB-Coimbra realça que as medidas por si defendidas "evitariam um grande número de desistências, no meio de tantas dificuldades e incertezas, de estudar não só na Universidade de Coimbra, como também em toda a rede de ensino superior portuguesa".

"Não são poucas as mensagens recebidas pela APEB-Coimbra relacionadas com a preocupação com o pagamento das propinas ou mesmo à manutenção da sua vida académica em Coimbra já que, infelizmente, os efeitos negativos da Covid-19 afetarão fatalmente o rendimento mensal das famílias dos estudantes, estudantes-trabalhadores e bolseiros", lê-se no comunicado.

Nesse comunicado, a associação realça também que a Universidade de Coimbra (UC) está a procurar "manter da melhor forma possível o funcionamento da instituição", mas nota que já receberam relatos de dificuldades com as aulas à distância e os estudantes de mestrado e doutoramento com problemas em continuar as suas investigações face à restrição no acesso às bibliotecas, laboratórios e demais serviços da universidade.

"Nós queremos parabenizar a Universidade de Coimbra pelos esforços, mas ainda há falhas no regime de aulas à distância, em que em alguns cursos está a funcionar muito bem e noutros nem tanto, e o acesso restrito à biblioteca acaba também por influenciar as pesquisas dos investigadores", salientou Rafael Firpo, em declarações à agência Lusa.

Na terça-feira, Dia Nacional do Estudante, a Associação Académica de Coimbra (AAC) lançou uma petição pública para a suspensão imediata do pagamento das propinas e reforço extraordinário das bolsas no ensino superior português.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados da covid-19 foram registados no dia 02, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de dia 19 e até às 23:59 de 02 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 19.000 morreram.

JGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.