Covid-19: Câmara de Estarreja apela a contacto mínimo com população de Ovar

| País
Porto Canal com Lusa

Estarreja, Aveiro, 23 mar 2020 (Lusa) - A Câmara de Estarreja apelou hoje a que empresas, instituições e lojas locais se limitem ao contacto "mínimo e indispensável" com parceiros de Ovar, município contíguo que se encontra em estado de calamidade pública, sob cerco sanitário geográfico.

Em comunicado, a primeira dessas autarquias do distrito de Aveiro recomenda cautelas também no sentido inverso, para diminuir o risco de contágio pela Covid-19.

O tom da missiva emitida pela Câmara de Estarreja é direto: "Circulação entre os dois municípios só a mínima e indispensável. Apela-se às empresas, instituições e espaços comerciais, localizados em Estarreja, com colaboradores de Ovar, e às empresas, instituições e espaços comerciais, localizados em Ovar, com colaboradores de Estarreja, que procedam ao ajustamento e reorganização do seu funcionamento no sentido de reduzir ao mínimo imprescindível, ou até a zero, o seu efetivo de pessoas no concelho vizinho".

O apelo visa sobretudo os cidadãos que, num concelho ou no outro, laboram em espaços cuja atividade é considerada de primeira necessidade, como acontece com supermercados, postos de abastecimento de combustível, bancos, farmácias, unidades de saúde, fábrica de produtos alimentares para humanos ou animais, etc.

Referindo que o despacho do Governo que termina o estado de calamidade pública em Ovar tem por base uma "situação epidemiológica compatível com transmissão comunitária ativa", a Câmara de Estarreja diz que isso significa "que o risco de transmissão se encontra generalizado, podendo mesmo dar origem a novas cadeias de transmissão em zonas vizinhas".

Nessa perspetiva, conclui: "É de extrema urgência que se reduza ao mínimo a passagem pela cerca sanitária fixada em Ovar, de forma a reduzir o risco de propagação do novo coronavírus".

Responsável pela pandemia da Covid-19, o novo coronavírus foi detetado em dezembro na China e já infetou mais de 345.000 pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

O continente europeu é atualmente aquele com o maior número de casos, sendo Itália o país com maior número de vítimas mortais em todo o mundo. Regista 6.077 mortos em 63.927 diagnósticos positivos e, desses infetados, 7.024 já foram dados como curados pelas autoridades.

Os países mais afetados depois de Itália e China são: Espanha, com 2.182 óbitos em 33.089 infeções; Irão, com 1.812 mortes entre 23.049 casos; França, com 860 vítimas mortais em 19.856 diagnosticados; e os Estados Unidos, com 390 mortes em 31.057 infetados.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde indicou hoje que o surto de Covid-19 já provocou 23 mortes e 2.060 infetados. Nesse universo de doentes, 201 estão internados, 47 dos quais em cuidados intensivos.

Dada a evolução da pandemia, na terça-feira o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar, onde já há mais de 70 infetados com o novo Covid-19. Desde as 00:00 de quinta, todo o país se encontra em estado de emergência, o que vigorará até às 23:59 do dia 02 de abril.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.