Covid-19: Medidas de apoio são "extremamente insuficientes" para os trabalhadores - CGTP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 mar 2020 (Lusa) - As medidas do Governo de apoio social e económico devido à pandemia da covid-19 são "extremamente insuficientes" para os trabalhadores, que continuam sem ter o rendimento total assegurado, nem o posto de trabalho garantido, disse a secretária-geral da CGTP.

"Para os trabalhadores estas medidas são extremamente insuficientes, porque para os trabalhadores não lhes é garantido o rendimento total, que é o que a CGTP tem reafirmado desde o início. Nesta situação é necessário que as medidas garantam o rendimento total dos trabalhadores", afirmou hoje a secretária-geral da central sindical, Isabel Camarinha, em declarações à Lusa.

Pois, referiu, as despesas nesta situação vão aumentar, ou pelo menos não diminuir, e muitos trabalhadores ficam com "um corte muito grande nos seus rendimentos se as medidas se mantiverem como estão anunciadas".

Na sexta-feira, o Governo anunciou um conjunto de medidas de apoio social e económico devido à pandemia da covid-19, nomeadamente a prorrogação automática do subsídio de desemprego, do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção, bem como o adiamento para o segundo semestre do ano do pagamento do IVA e do IRC, que teria de ser pago nos próximos meses, para garantir a atividade das empresas e postos de trabalho.

Outra das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, foi a suspensão do prazo de caducidade dos contratos de arrendamento de casas que viessem a caducar nos próximos três meses.

O primeiro-ministro disse ainda que "a medida mais eficaz para apoiar o rendimento das famílias é garantir emprego" e, por isso, só as empresas que garantirem manutenção de postos de trabalho podem aceder a linhas de crédito.

Contudo, segundo Isabel Camarinha, "a verdade é que as empresas já começaram a despedir", mandando para casa trabalhadores com vínculos precários, como contratados a termo e recibos verdes, e "os trabalhadores não têm o seu posto de trabalho garantido".

"Não podia haver despedimento nenhum nesta altura, não é só para aceder a linhas de crédito, é todos os despedimentos", defendeu a secretária-geral da CGTP-IN, lamentando o facto de algumas empresas também estarem a aproveitar a prorrogativa do "período experimental" para dispensar trabalhadores.

Isabel Camarinha alertou também para a necessidade de "uma fiscalização muito grande" para combater as ilegalidades e "abusos" que algumas empresas já estão a cometer, como a marcação compulsiva de férias.

 "Encerrarem as empresas e dizerem aos trabalhadores que estão de férias, os trabalhadores se a empresas encerrar têm direito ao salário, têm direito a manter as suas férias para quando efetivamente as puderem gozar para aquilo que as férias se destinam, que é para a sua recuperação física, psíquica, descanso, etc, não é para acudir a uma situação destas", salientou.

Quanto à prorrogação automática do subsídio de desemprego, Isabel Camarinha disse ser "uma medida necessária", mas recordou que há trabalhadores que não recebem essa prestação social e "esses ficam sem proteção absolutamente nenhuma".

A secretário-geral da CGTP manifestou ainda "uma preocupação muito grande" com a Segurança Social, que "vai ser sobrecarregada" pelas medidas que o Governo está a implementar, considerando que devia ser o Orçamento do Estado e os fundos da União Europeia a salvaguardar muito do que já está definido.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 12 mortes e 1.280 infeções confirmadas.

O número de mortos duplicou hoje em relação a sexta-feira e registaram-se mais 260 casos no mesmo período.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

 

VAM // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.