Info

Covid-19: Porto Rico anuncia primeira morte no país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

San Juan, 21 mar 2020 (Lusa) -- O Governo de Porto Rico anunciou hoje a primeira vítima mortal da covid-19 no país, uma turista italiana de 68 anos, anunciando ainda um aumento, de 14 para 21, do número de casos positivos desta doença.

A mulher tinha chegado à ilha com o seu marido em 08 de março, através do cruzeiro "Costa Luminosa".

O aumento do número de casos surgiu após três análises positivas realizadas pelo Departamento de Saúde e de outros quatro despistes positivos pelo Hospital dos Veteranos.

O Departamento de Saúde de Porto Rico disse que o Laboratório de Saúde Pública realizou 30 testes na sexta-feira, dos quais 27 apresentaram resultados negativos para a presença de covid-19.

Os três casos positivos são de residentes na área metropolitana de San Juan e apresentam idades entre os 56 e os 78 anos, sendo que este último não tem histórico de viagens.

Quanto aos casos detetados pelo Hospital dos Veteranos, não foram fornecidas quaisquer informações sobre o seu histórico de viagem.

Ainda assim, o Departamento de Saúde indicou que essas informações serão ainda publicadas hoje.

No total, foram realizados 235 testes em Porto Rico, dos quais 21 são positivos, 143 negativos e 71 aguardam resultado.

"Devemos levar com seriedade o facto de que novos casos positivos de covid-19 continuam a surgir na nossa ilha. Por esta razão, as medidas tomadas pela governadora Wanda Vázquez, de isolamento social, devem ser rigorosamente seguidas. Todos temos nas nossas mãos a capacidade de deter a propagação do vírus", afirmou a secretária interina da Saúde, Concepción Quiñones de Longo.

A morte da turista italiana foi confirmada pelo secretário dos Assuntos Públicos, Osvaldo Soto, num comunicado à imprensa.

O responsável explicou que a morte foi comunicada pelo hospital Ashford Presbyterian Community, de San Juan.

A mulher tinha sido enviada de ambulância para o hospital assim que o navio atracou na capital porto-riquenha.

Apesar de lhe terem sido oferecidos todos os cuidados médicos necessários, a presença de outros elementos de risco na sua condição, que não vamos discutir por razões de privacidade, impediu a sua recuperação", referiu o governante.

As autoridades de Porto Rico anunciaram a deteção do primeiro caso de covid-19 no país em 14 de março.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

 

JYO // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Trump diz estar a avaliar retomar parcialmente contribuição para a OMS

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que está a considerar retomar parcialmente a contribuição dos Estados Unidos para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que suspendeu em abril.

Covid-19: Reino Unido com 121 mortes e 1.625 novos casos nas últimas 24 horas

Londres, 25 mai 2020 (Lusa) - O número de mortes por covid-19 nas últimas 24 horas no Reino Unido foi de 121 e o de novos casos no mesmo período foi de 1.625, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.

Covid-19: São Tomé e Príncipe regista mais uma morte e mais oito infeções

São Tomé, 25 mai 2020 (Lusa) - São Tomé e Príncipe registou mais uma morte por covid-19, aumentando para 12 o número de óbitos, e oito nove casos de infeção, que subiram para um total de 299, anunciaram hoje as autoridades são-tomenses.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.