Covid-19: Porto Rico anuncia primeira morte no país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

San Juan, 21 mar 2020 (Lusa) -- O Governo de Porto Rico anunciou hoje a primeira vítima mortal da covid-19 no país, uma turista italiana de 68 anos, anunciando ainda um aumento, de 14 para 21, do número de casos positivos desta doença.

A mulher tinha chegado à ilha com o seu marido em 08 de março, através do cruzeiro "Costa Luminosa".

O aumento do número de casos surgiu após três análises positivas realizadas pelo Departamento de Saúde e de outros quatro despistes positivos pelo Hospital dos Veteranos.

O Departamento de Saúde de Porto Rico disse que o Laboratório de Saúde Pública realizou 30 testes na sexta-feira, dos quais 27 apresentaram resultados negativos para a presença de covid-19.

Os três casos positivos são de residentes na área metropolitana de San Juan e apresentam idades entre os 56 e os 78 anos, sendo que este último não tem histórico de viagens.

Quanto aos casos detetados pelo Hospital dos Veteranos, não foram fornecidas quaisquer informações sobre o seu histórico de viagem.

Ainda assim, o Departamento de Saúde indicou que essas informações serão ainda publicadas hoje.

No total, foram realizados 235 testes em Porto Rico, dos quais 21 são positivos, 143 negativos e 71 aguardam resultado.

"Devemos levar com seriedade o facto de que novos casos positivos de covid-19 continuam a surgir na nossa ilha. Por esta razão, as medidas tomadas pela governadora Wanda Vázquez, de isolamento social, devem ser rigorosamente seguidas. Todos temos nas nossas mãos a capacidade de deter a propagação do vírus", afirmou a secretária interina da Saúde, Concepción Quiñones de Longo.

A morte da turista italiana foi confirmada pelo secretário dos Assuntos Públicos, Osvaldo Soto, num comunicado à imprensa.

O responsável explicou que a morte foi comunicada pelo hospital Ashford Presbyterian Community, de San Juan.

A mulher tinha sido enviada de ambulância para o hospital assim que o navio atracou na capital porto-riquenha.

Apesar de lhe terem sido oferecidos todos os cuidados médicos necessários, a presença de outros elementos de risco na sua condição, que não vamos discutir por razões de privacidade, impediu a sua recuperação", referiu o governante.

As autoridades de Porto Rico anunciaram a deteção do primeiro caso de covid-19 no país em 14 de março.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 271 mil pessoas em todo o mundo, das quais pelo menos 11.401 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 164 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

 

JYO // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.