Covid-19: Prazo das bolsas de investigação científica alargado por um mês

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 mar 2020 (Lusa) - A duração das bolsas de investigação científica financiadas diretamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) foi alargada por um mês devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o Governo.

A decisão, anunciada em comunicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, foi tomada pela FCT no seguimento das medidas excecionais de suspensão de atividades letivas e não letivas, que decorram presencialmente, e decretadas pelo Governo na sexta-feira passada.

A FCT fará uma avaliação da situação em 09 de abril, decidindo nessa data se haverá nova prorrogação automática do prazo das bolsas que vigoravam à data da decisão do Governo, isto é, 13 de março.

Os bolseiros, que fazem o seu trabalho em centros de investigação agregados a universidades, continuam a beneficiar do pagamento integral do subsídio que auferem mensalmente.

Quanto aos bolseiros que fazem investigação fora de Portugal, a prorrogação do período das bolsas poderá ter uma duração superior a um mês, bastando para tal que os bolseiros comprovem que a instituição estrangeira onde desenvolvem o seu trabalho esteve encerrada pelas autoridades de saúde pública por um tempo mais prolongado.

A FCT indica, no seu portal, que "situações excecionais resultantes de restrições de circulação ou de outras medidas, por exemplo relativas a viagens de e para o estrangeiro, ou interrupção da mobilidade", devem ser comunicadas à fundação, que "as analisará caso a caso de modo a que o bolseiro e os seus trabalhos de investigação não sejam prejudicados".

Na dependência do Governo, a FCT é a principal entidade que financia a investigação científica em Portugal, nomeadamente através de bolsas.

Há uma semana, dias antes de o Governo aprovar medidas excecionais e urgentes para fazer face à pandemia Covid-19, o ministro da Ciência, Manuel Heitor, admitiu, no parlamento, que "em tempo oportuno" poderia ser estendido o período das bolsas de investigação científica.

Em Portugal, a Covid-19, que pode provocar infeções respiratórias como pneumonia, já matou três pessoas e infetou 785, de acordo com o balanço hoje atualizado pela Direção-Geral da Saúde. Três dos doentes estão curados.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje e até 02 de abril.

ER // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.