Estado arrecada mais 420 milhões de euros com os novos impostos até Fevereiro em termos homólogos

| Economia
Porto Canal

O Estado arrecadou 6.231,3 milhões de euros em impostos nos dois primeiros meses do ano, um aumento de 7,2% em termos homólogos, o que se deveu sobretudo ao aumento da receita encaixada com os impostos diretos, informou hoje o Governo.

De acordo com um comunicado hoje enviado pelo Ministério das Finanças, que antecipa a síntese da execução orçamental de fevereiro, que será hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o Estado arrecadou mais 420 milhões de euros em receita fiscal líquida acumulada nos dois primeiros meses do ano do que no mesmo período de 2013.

Este crescimento da receita fiscal deveu-se ao aumento de 14,7% da receita líquida acumulada dos impostos diretos e ao aumento de 2,9% da receita líquida acumulada dos impostos indiretos.

Dentro dos impostos indiretos, até fevereiro, a receita do Imposto de Valor Acrescentado (IVA) cresceu 3,6%, a do Imposto sobre Veículos (ISV) aumentou 33,4% e a do Imposto Único de Circulação (IUC) subiu 18,1% comparando com fevereiro de 2013.

"Em particular, no que respeita à receita acumulada do IVA, a cobrança voluntária relativa a operações internas apresentou um crescimento acumulado de 7,5% em termos homólogos, o que corresponde a um aumento expressivo de 238 milhões de euros face ao mesmo mês de 2013", lê-se no comunicado das Finanças.

A tutela justificou este desempenho da receita do IVA com "a recuperação da atividade económica e [com] a crescente eficácia das novas medidas de combate à evasão fiscal e à economia paralela".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.