Covid- 19: Batalha aprova plano social e económico no valor de 600 mil euros

| Política
Porto Canal com Lusa

Batalha, Leiria, 17 mar 2020 (Lusa) - O Município da Batalha, no distrito de Leiria, anunciou hoje que aprovou um plano social e económico de apoio a famílias e empresas no valor de 600 mil euros.

Após reunião extraordinária, o executivo deliberou aprovar 15 medidas extraordinárias de apoio às famílias, instituições e empresas, no montante global de 600 mil euros, podendo o valor ser reforçado em função das necessidades.

O Município liderado por Paulo Batista Santos referiu ainda que prevê atribuir 250 mil euros em apoios à família, como o pagamento de prestação das creches e isenção de tarifas municipais.

O Município da Batalha considera que, a par das medidas de apoio às famílias, é "prioritário que se garanta às entidades prestadoras de cuidados de saúde" "as melhores condições de funcionamento, prontidão e segurança dos seus profissionais".

De imediato, será disponibilizada uma verba de 150 mil euros para as entidades de proteção civil e de prestação de cuidados de saúde, respetivamente os bombeiros, Centro Hospitalar de Leiria e Centro Hospitalar de Nossa Senhora da Conceição, na Batalha.

A criação de uma linha de apoio ao Idoso (+ 65 anos), para informação através do número 961 385 570, e entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás, constituem medidas para implementação imediata, em colaboração com as associações e entidades parceiras que, solidariamente, vão complementar mais este apoio à população sénior.

Na mesma nota, a Câmara Municipal recomenda a todos os estabelecimentos de comércio e serviços o seu encerramento voluntário, como medida preventiva de proteção dos seus trabalhadores e do público em geral, excetuando o comércio de bens alimentares.

O presidente da Câmara recomenda à população em geral que pratique o isolamento social voluntário e adote medidas preventivas já divulgadas.

Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu hoje para 448, mais 117 do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:00, há 4.030 casos suspeitos (mais 1.122), dos quais 323 (eram 374) aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".